PREFEITURA DISPONIBILIZA NO SITE MANUAL SOBRE PODA DE ÁRVORES

Uma cidade arborizada significa qualidade de vida para sua população, pois ela é responsável por purificar o ar, reter poeira, manter o controle térmico e reduzir os índices de poluição. Cientes da necessidade de estabelecer normas técnicas para promover a implantação da arborização no espeço público, prevenindo assim as distorções causadas pela falta de planejamento, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente criaram um manual de arborização e procedimentos de poda.
A publicação descreve as recomendações / critérios a serem seguidos na hora de se colocar as mudas em calçadas e espaços verdes, como praças e parques. No caso da arborização de ruas, ela relaciona o tamanho do canteiro e o tipo de planta, com as dimensões do passeio, a presença de equipamentos urbanos e questões ligadas à acessibilidade de pessoas com deficiência.
Conta também com o padrão das mudas, o distanciamento entre a plantas, o tamanho da cova (buraco), a instalação de tutores, toda a metodologia também é relatada em detalhes com o objetivo de ampliar o grau de sucesso do plantio.
O documento ainda dedica um capítulo para tratar sobre a manutenção da cobertura verde. Adubação, poda, tratamento fitossanitário, utilização de árvores como suporte de fitossanitário são algumas das inciativas abordadas com o objetivo de auxiliar as pessoas e as empresas autorizadas a realizar estes serviços em área pública.
Um dos responsáveis pleo manual, o gestor ambiental, Gleison Oliveira, explicou que o manual é uma excelente ferramenta para os técnicos responsáveis pelo plantio e poda das árvores e para conhecimento da população. “Detalhamos todos os procedimentos para termos uma arborização tecnicamente eficiente e evitar problemas futuros com plantio, Conflitos de árvores com rede elétrica, calçadas e poda inadequada”, comentou.
Gleison salientou que no passado não havia preocupação em plantar árvores adequadas para cada tipo de espaço urbano, em função deste fato, aproximadamente 80 % das árvores de Aracruz são espécies inapropriadas para áreas urbanas com calçadas estreitas. Segundo ele, trata-se de um erro cometido há mais de 30 anos, época em que não havia conhecimento técnico e estudos sobre a morfologia / fisiologia de crescimentos de algumas espécies, apropriadas para arborização urbana, no passado. “O manual vem adequar e padronizar os procedimentos de poda, projetos urbanísticos, até as espécies de árvores. Disse.
As árvores de área urbana de Aracruz possuem de 30 a 50 anos e 80% da cobertura é formada pela Licania tomentosa, conhecida popularmente como Oiti ou Banana de Macaco. “É uma árvore que cresce muito, tem tronco grosso e raiz expansiva, tendo suas vantagens e desvantagens para arborização, sendo considerada inadequada para a atual organização urbanística de Aracruz”, explicou.
Uma das metas do manual de arborização criado na atual gestão é levar conhecimento e informação prática, com relação aos tipos de poda e espécies de árvores adequadas para arborizar a cidade, de maneira acessível, a toda população, a qual está disponível em meio eletrônico no site da PMA.
Lei de Arborização
Além do manual, a população e os técnicos têm outro aliado importante com relação à poda e ao plantio de árvores em Aracruz. Trata-se da Lei 050/2013, a Lei da Arborização que é responsável por viabilizar, disciplinar, fiscalizar e monitorar o processo de plantio, manutenção, poda, escolha e substituição das espécies arbóreas, dentre outras.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Morte Encefálica e Doação de Órgãos é tema de palestra promovida pela Saúde
- Aracruz Encantos promete uma noite especial com Orquestra e Coral
- Prefeitura inicia procedimentos para Progressão Horizontal por Merecimento dos servidores municipais
- Produtores Rurais e Agricultores Familiares do setor turístico passam a ter oportunidade de se cadastrarem no Cadastur
- Projeto Ler o Mundo: Biblioteca Alberto Mussa será inaugurada nesta quarta-feira (10)
- Aldeia Córrego do Ouro sedia 1º Dia de Campo do Café Conilon dos Povos Originários
- Curso de Turismo de Base Comunitária fortalece identidade cultural dos povos originários
- Aracruz abre cadastro para o 2º ciclo do Programa de Castração de Cães e Gatos
- Compromisso com a Alfabetização: Técnicos Pedagógicos participam de formação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Saúde publica 6ª Convocação do Processo Seletivo N.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte