Projeto Ler o Mundo: Biblioteca Alberto Mussa será inaugurada nesta quarta-feira (10)
A Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emefti) Eurípedes Nunes Loureiro, no bairro Itaputera, vai inaugurar na tarde desta quarta-feira (10), a Biblioteca Alberto Mussa. O evento contará com as presenças da secretária de Educação (Semed), Jenilza Spinassé, representantes da empresa parceira Imetame e do Instituto Oldenburg/RJ, além da equipe escolar, sob a direção de Sueli Alves.
"Essa nossa parceria foi fundamental para este importante projeto se tornar uma realidade. A nova biblioteca é um espaço dedicado à leitura, ao conhecimento e à valorização da cultura, oferecendo oportunidades para o desenvolvimento educacional e social dos nossos estudantes e de toda a comunidade. Este é um marco significativo para a nossa escola e para o município, reafirmando o compromisso coletivo com a educação, a cultura e o acesso à informação”, destacou Sueli.
A Emefti Eurípedes Nunes Loureiro foi a primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo. Em fevereiro deste ano, a presidente do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, Cristina Oldemburg, idealizadora do projeto, compareceu para fazer sua apresentação e passar instruções quanto à formação dos agentes de leitura que ficaram à frente da implantação da biblioteca comunitária/Sala de Leitura.
Desde então houve uma jornada de formação de agentes de leitura e profissionais de educação. Eles foram capacitados e passaram por vivências literárias com participação no ‘Clube do Lê’, e posteriormente implantando o acervo e fazendo a mobilização comunitária para a inauguração da sala de leitura, que ficará aberta à comunidade ao menos uma vez na semana.
Essa biblioteca comunitária conta com 500 títulos duplicados, ou seja, 1.000 livros físicos, além de outros 513 livros digitais e 82 audiolivros com clássicos nacionais e estrangeiros para o público infantojuvenil e adulto, permitindo a democratização da leitura para além das regiões onde são instaladas as salas de leitura, ampliando o alcance do projeto.
Alberto Mussa
Alberto Mussa nasceu no Rio de Janeiro, em 1961. Sua ficção abarca o conto e o romance, com destaque para o “Compêndio Mítico do Rio de Janeiro”, série de cinco novelas policiais, uma para cada século da história carioca. Recriou a mitologia dos antigos tupinambás; traduziu a poesia árabe pré-islâmica; escreveu, com Luiz Antônio Simas, uma história do samba de enredo; e organiza, com Stéphane Chao, o Atlas universal do conto. Entre outras distinções, ganhou os prêmios Casa de Las Américas, o de Ficção, da Academia Brasileira de Letras, o Machado de Assis (duas vezes), da Biblioteca Nacional, e o da APCA (também duas vezes). Sua obra está hoje publicada em 17 países e 14 idiomas.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz recebe simulado de salvamento aquático na Praia de Barra do Sahy neste sábado (14)
- Oficina debate como o novo PAR pode fortalecer o regime de colaboração
- Especialista em neurociências, tecnologia educacional e psicanálise da criança e do adolescente palestra a professores, pedagogos e diretores da Rede Municipal de Ensino
- Aracruz abre Carnaval 2026 com shows, marchinhas e atrações para toda a família no litoral
- 9ª Chamada Edital 002/2025 - SEMED
- Aracruz apresenta projetos do Planejamento Estratégico para os próximos dez anos
- Prêmio Mais Professores – Valorização: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus são reconhecidos nacionalmente pelo excelente desempenho no Ideb 2024
- Mobilidade Urbana inicia notificação de veículos abandonados nas vias públicas
- Escola de Sabores: reality show consagra a alimentação escolar em Aracruz
- Aracruz amplia opções de planejamento familiar e se prepara para oferecer implante contraceptivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS)