Morte Encefálica e Doação de Órgãos é tema de palestra promovida pela Saúde
Profissionais e estudantes da área da Saúde tiveram a oportunidade de participar, nesta terça-feira (09), de uma palestra sobre “Morte Encefálica e Doação de Órgãos: aspectos técnicos, éticos e humanização no cuidado”. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), faz parte das ações em alusão ao mês Setembro Verde.
O momento foi conduzido pelo médico intensivista e orientador do Comitê de Morte Encefálica (CDME), Dr. Jonas Giuberti Júnior, que abordou pontos importantes durante o processo de morte encefálica e doação de órgãos, unindo conhecimento técnico, ética e a importância da humanização no processo de doação.
“O Setembro Verde reforça a importância da doação de órgãos, mas esse é um tema que precisa estar em pauta o ano inteiro. E esse momento é mais uma oportunidade de fortalecer esse diálogo e conscientizar a população sobre a relevância desse gesto que salva vidas”, destacou Dr. Jonas Giuberti Júnior.
O médico ainda falou sobre o projeto que idealiza desde 2019. “O ‘Doe Vida ES’ vem para fortalecer esse tema, com informações relevantes e técnicas e assim, e incentivar as pessoas a realizarem a doação de seus órgãos”, pontuou.
Para a secretária da pasta, Rosiane Scarpatt, promover essa discussão é fundamental para fortalecer a cultura da doação de órgãos. “Muitas vezes achamos que esse assunto deve ser só em ambientes que necessitam da decisão do sim ou não. Mas esse é um assunto que deve ser frequente em nosso dia a dia. Quando falamos em morte encefálica e doação, tratamos de ciência, ética e, principalmente, de humanidade. É a oportunidade de transformar dor em esperança e de recomeço para muitas famílias”, finalizou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde divulga o Edital Nº 001/2025 do Processo Seletivo Interno
- Secretaria de Meio Ambiente divulga período de andada do caranguejo-uçá em 2026
- Governo Municipal e Caixa Econômica Federal assinam contrato de estruturação do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- ‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias