Compromisso com a Alfabetização: Técnicos Pedagógicos participam de formação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)

Publicado em: 08 de setembro de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Compromisso com a Alfabetização: Técnicos Pedagógicos participam de formação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)

A Secretaria de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracruz participou nesta segunda-feira (8), em Linhares, de uma formação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) - Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O evento, promovido pela Superintendência Regional de Educação de Linhares (SRE), foi destinado a todos os formadores municipais do Paes, sendo Aracruz representada pelas técnicas pedagógicas e formadoras Viviane Reis e Eliane Freitas.

A capacitação desses formadores, cujo foco é do ‘Compromisso com a Alfabetização’, objetivou aprofundar estratégias de acompanhamento pedagógico, fortalecer práticas de alfabetização e preparar os formadores municipais para apoiar efetivamente as escolas na melhoria da aprendizagem dos estudantes.

De acordo com a formadora Viviane Reis, este encontro representou uma ótima oportunidade para que as equipes pedagógicas de todos os municípios envolvidos pudessem fortalecer suas práticas em suas secretarias. “Vale ressaltar que estamos diante de uma política pública, criada há dois anos para garantir que todas nossas crianças consigam ler e escrever com fluência até o fim do 2º ano do ensino fundamental. Por isso, momentos como este, fomentam ações colaborativas para que possamos ter ainda mais condições de replicarmos tudo que aprendemos aqui a nossos professores”, destacou.

O Paes permite que os municípios tenham condições de identificar as causas raízes dos desafios de cada território escolar, buscando propor soluções mais realistas para as instituições envolvidas nessas formações, propiciando melhoria nos indicadores de aprendizagem, convergindo em ações estratégicas, relacionadas à corresponsabilidade de cada instância no enfrentamento dos problemas reais da escola. 

Compartilhe essa notícia: