Plano de Mobilidade Urbana Sustentável e Projetos Estruturantes de Aracruz está em fase final de elaboração. Diagnósticos serão apresentados nesta quarta-feira (6/11)

O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável e Projetos Estruturantes de Aracruz, um projeto de planejamento e gestão feita em parceira com o Governo do Estado e a prefeitura, que tem o dever de melhorar a mobilidade, o serviço de transporte e as condições de deslocamento das pessoas em geral, está em fase final de elaboração.
Este plano será implementado em seis cidades: três do norte (Aracruz, Linhares e Colatina), além de outras três no sul (Guarapari, Anchieta e Cachoeiro do Itapemirim). A apresentação dos diagnósticos de Aracruz, elaborados pela empresa Logit à equipe técnica da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, da Prefeitura de Aracruz, será nesta quarta-feira (6/11), às 11h, no Palácio da Fonte Grande, Vitória.
Esses diagnósticos surgiram por meio de pesquisas de campo ocorridas desde junho deste ano. Trata-se de estudos socioeconômicos, tecnológicos, constitucionais e de parcelamento do solo que serão apresentados para possíveis observações.
Pesquisas sobre mobilidade urbana
Para os próximos meses, uma equipe de pesquisadores irá percorrer as cidades para identificar as viagens realizadas diariamente pela população, as suas atividades e o tipo de transporte, utilizando entrevistas junto aos munícipes, tanto nas ruas, como dentro do ônibus. Também será feita uma contagem de veículos automotores e bicicletas.
Um outro serviço utilizado será uma pesquisa online, feita na página http://aracruz.planodemobilidade.com.br/, que além de apresentar informações sobre o trabalho desenvolvido servirá como meio de participação. Neste serviço, o cidadão poderá apontar os principais problemas de mobilidade de sua cidade. Desta forma, as respostas geradas servirão para identificar as carências no atendimento da demanda de transporte e fundamentar as propostas para a ampliação e melhorias dessas redes.
De acordo com o gerente de Geoprocessamento da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, Jurandi Giovanni, as cidades a serem contempladas terão direito a uma extensão de 25 quilômetros para que os serviços sejam planejados e executados. Sendo assim, cabe à administração decidir quais os principais pontos a serem agraciados por esta implementação do projeto do estado.
“Aqui em Aracruz, uma das principais vias a ser estruturada é a avenida Venâncio Flores. É necessário por exemplo, a implementação de ciclovias, estacionamentos, melhorias na sinalização, tanto vertical, como horizontal, e a melhoria da pavimentação”, comenta.
Ainda de acordo com Jurandi, o plano de mobilidade é elaborado para atender, prioritariamente os pedestres, depois veículos automotores como ônibus, e posteriormente os carros.
A Política Nacional de Mobilidade Urbana
A Lei Nº 12.587 – PlanMob –, que define a Política Nacional de Mobilidade Urbana, foi sancionada no ano passado. Trata-se de um instrumento de planejamento dos municípios que é obrigatório para as cidades maiores que 20 mil habitantes.
A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado de Saneamento e Habitação (Sedurb), foi iniciada em julho deste ano e terá uma duração total de 15 meses, com o final previsto para outubro de 2014.
Além do plano de mobilidade será feito um detalhamento de ações definidas nos planos na forma de projetos estruturantes nas áreas de desenvolvimento institucional, sistema de tecnologia e informação, reorganização do transporte público e a reestruturação do sistema viário.
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo: Saúde publica Edital para contratação via Consórcio Polinorte
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” leva encantamento e experiência a crianças do Cmei Chapeuzinho Vermelho
- Ritmo acelerado: Obra de reconstrução do pavimento Praia Formosa
- Mais saúde e proteção: vacinação contra a gripe já começou nas escolas da rede municipal
- Dia do Gari: os heróis silenciosos das nossas cidades
- Lar da Esperança: lugar com a missão de reconstruir vidas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol de Base 2025
- Processo Seletivo Simplificado nº 005/2023: Educação divulga a 7ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Maio Laranja: escolas de Guaraná realizam grande caminhada em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 70ª Chamada