Projeto Rio Doce Escolar: Cmei Tia Anastácia celebra culminância dos trabalhos com música, teatro e exposição
O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Tia Anastácia, em Nova Santa Cruz, realizou nesta última sexta-feira (29), a culminância do Projeto Rio Doce Escolar. O evento comemorou meses de aprendizagens, criatividades e vivências ambientais, com uma programação especial para estudantes, famílias e comunidade escolar.
A ação foi marcada por apresentações musicais, teatro e uma rica exposição das atividades trabalhadas nesse período, evidenciando o engajamento das crianças, o envolvimento das famílias e a colaboração de toda comunidade escolar. Ao longo do projeto, os pequenos exploradores tiveram contato direto com temas ambientais e aulas de campo, participando de ações que despertaram a consciência ecológica, valorização da biodiversidade local e de diferentes saberes.
Durante a exposição, as famílias puderam prestigiar trabalhos artísticos e científicos produzidos pelos estudantes, evidenciando dedicação, criatividade e compreensão deles sobre o meio ambiente. As apresentações de teatro e música encantaram o público e mostraram o potencial transformador da educação ambiental praticada no Cmei Tia Anastácia.
A diretora da instituição, Rosieli Merotto, ressaltou o forte envolvimento da equipe pedagógica, das famílias e crianças ao destacar os resultados do Projeto. “A combinação do trabalho coletivo entre escola e comunidade torna o processo de aprendizagem ainda mais significativo, fortalecendo os vínculos e incentivando práticas sustentáveis desde a infância”, disse.
Ainda segundo Rosieli, ao longo destes três meses foram aplicadas 12 propostas pedagógicas, o que impactou diretamente as atividades de mais de 200 pessoas. “O trabalho desenvolveu uma intensa parceria com a comunidade local, o que promoveu a interlocução de diferentes saberes, com destaque especial para o resgate da cultura dos povos tradicionais e seus conhecimentos ancestrais”, completou.
A culminância ainda contou com a presença da coordenadora do Projeto Rio Doce, a professora Manuella Villar Amado e sua equipe, vinculadas ao Ifes de Vila Velha, que acompanharam e apoiaram as ações desenvolvidas na escola. “Esse trabalho permanece em continuidade, uma vez que o Projeto Rio Doce Escolar semeia iniciativas cujo potencial transformador se perpetuará na trajetória de todas as pessoas envolvidas. Nós reafirmamos o compromisso da Rede Municipal de Aracruz com uma educação inovadora, participativa e sensível às questões do território, promovendo experiências de aprendizado que ultrapassaram os muros da escola", disse Manuella.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Carnaval 2026: tecnologia a favor da segurança dos aracruzenses e turistas
- Aracruz recebe simulado de salvamento aquático na Praia de Barra do Sahy neste sábado (14)
- Oficina debate como o novo PAR pode fortalecer o regime de colaboração
- Especialista em neurociências, tecnologia educacional e psicanálise da criança e do adolescente palestra a professores, pedagogos e diretores da Rede Municipal de Ensino
- Aracruz abre Carnaval 2026 com shows, marchinhas e atrações para toda a família no litoral
- 9ª Chamada Edital 002/2025 - SEMED
- Aracruz apresenta projetos do Planejamento Estratégico para os próximos dez anos
- Prêmio Mais Professores – Valorização: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus são reconhecidos nacionalmente pelo excelente desempenho no Ideb 2024
- Mobilidade Urbana inicia notificação de veículos abandonados nas vias públicas
- Escola de Sabores: reality show consagra a alimentação escolar em Aracruz