Projeto Ajustando Saberes fomenta a aprendizagem da matemática em estudantes da EMEF Luiza Silvina Jardim Rebuzzi
A Secretaria de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracruz vem desenvolvendo nas escolas da Rede Municipal de Ensino o projeto “Ajustando Saberes”. Essa iniciativa vem oportunizando aulas de reforço escolar no turno, como forma de garantir espaço/tempo específico para atendimento aos estudantes que apresentam defasagem idade/ano ou em relação às habilidades previstas para a etapa letiva.
Na Emef Luiza Silvina Jardim Rebuzzi, por exemplo, com planejamento, envolvimento e preparação de atividades diferenciadas e elaboradas, está sendo desenvolvido um trabalho articulado com as professoras de referência das turmas de matemática Helania Mara Grippa Rui, Maria Auxiliadora Dias da Silva Bandeira e Sheyla Aparecida Paulo Simões e Sueli Cruz Pereira.
Por meio dessa parceria foi possível articular o processo de estudos da temática do objeto do conhecimento Frações, propondo ao aluno o compartilhamento de sua aprendizagem com outros colegas de sala de aula, de maneira a alinhar as habilidades a serem desenvolvidas no estudo. A Professora de reforço do Ajustando Saberes, Poliana Barbosa de Carli, falou sobre a importância do projeto e sua capacidade de promover a aprendizagem.
“Tem sido muito importante para essas crianças com dificuldades de aprendizagem em Matemática. Nós procuramos trabalhar uma matemática mais aberta, criativa e visual, proporcionando um aprendizado que faça sentido para sua vida. Temos que incentivar nossos alunos e mostrar que todos são capazes de aprender matemática em alto nível. A parceria com os professores da área ajuda e muito para que juntos possamos detectar as dificuldades dos nossos alunos e ajudá-los”.
A professora Maria Auxiliadora Dias da Silva Bandeira ressaltou o leque de conhecimento proposto pelo ensino das frações. “Trabalhar com materiais lúdicos no estudo das frações é imprescindível para a compreensão dos conceitos básicos. As aulas de reforço são muito importantes, pois, contribuem para a retomada desses conceitos com alunos que apresentam uma certa defasagem na aprendizagem. Dessa forma percebo que eles estão mais confiantes e empolgados, na execução das atividades realizadas na aula”, comentou.
Já para Helania Mara, o projeto tem proporcionado ajustes nos próprios saberes da escola. “Ele está permitindo um olhar para o estudante em sua individualidade, ou seja, está dando oportunidade para que eles consigam vencer as dificuldades no ensino de matemática. Com essa interação e parceria da nossa área de matemática, estamos conseguindo agregar e potencializar o crescimento do aluno com significado”, finalizou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Carnaval 2026: tecnologia a favor da segurança dos aracruzenses e turistas
- Aracruz recebe simulado de salvamento aquático na Praia de Barra do Sahy neste sábado (14)
- Oficina debate como o novo PAR pode fortalecer o regime de colaboração
- Especialista em neurociências, tecnologia educacional e psicanálise da criança e do adolescente palestra a professores, pedagogos e diretores da Rede Municipal de Ensino
- Aracruz abre Carnaval 2026 com shows, marchinhas e atrações para toda a família no litoral
- 9ª Chamada Edital 002/2025 - SEMED
- Aracruz apresenta projetos do Planejamento Estratégico para os próximos dez anos
- Prêmio Mais Professores – Valorização: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus são reconhecidos nacionalmente pelo excelente desempenho no Ideb 2024
- Mobilidade Urbana inicia notificação de veículos abandonados nas vias públicas
- Escola de Sabores: reality show consagra a alimentação escolar em Aracruz