Programas Douradinho e Abraça o Mar incentivam estudantes da Rede Municipal de Ensino à leitura e à conscientização ambiental em defesa das águas
A Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Coleção Douradinho e com o apoio da Transportadora Associada de Gás (TAG), finalizou nesta sexta-feira (26), os programas Douradinho e Abraça o Mar, projeto este que têm como objetivo incentivar a leitura e promover a educação ambiental em defesa das águas por meio da literatura.
O escritor, poeta e contador de histórias Thiago Cascabulho visitou oito escolas da Rede Municipal de Ensino, despertando nas crianças o gosto pela literatura infantil, com contação de histórias e uso de diferentes estratégias pedagógicas. “Em Aracruz, realizamos 11 apresentações para centenas de alunos, e todas as escolas participaram com muito engajamento. Os estudantes leram os livros, produziram trabalhos artísticos, textos e pesquisas sobre a preservação das águas dos rios e mares”, disse.
Ainda de acordo com Thiago, esse contato com as crianças foi um momento raro e inspirador, sendo Aracruz, uma cidade que tem todos os requisitos para o desenvolvimento desta ação. “O encontro entre o autor e seus leitores dentro da escola é algo raro de acontecer. Saio de Aracruz muito animado, pois é esta é uma cidade com muitos rios e mares, que cresce rapidamente e abriga diversas indústrias. Esse desenvolvimento precisa caminhar lado a lado com a preservação ambiental, para que o município tenha um futuro sustentável”, destacou Thiago Cascabulho.
Foram contemplados os Cmei´s Amália Coutinho, Balão Mágico, Donatila Coutinho, Mãe Aurélia e Tia Nastácia, além das Emefti´s Ermelinda Giacomin Farina, Itaparica e o Cmebti Esther Nascimento dos Santos, com todos os educandos podendo transitar pelas dimensões do sentir, pensar e querer, conectando-se, aprendendo e agindo em defesa das águas. “Cada escola participante ainda recebeu 80 exemplares dos livros Lua, colar, coral, mar e Amiga lata, amigo rio, ambos de autoria de Thiago Cascabulho. Os professores também foram capacitados pelo escritor para aplicar a metodologia do projeto em sala de aula”, explicou a técnica pedagógica Lucimara Vitória Machado Loureiro.
Histórias que abraçam o Brasil
O Projeto Douradinho e Abraça o Mar são iniciativas de incentivo à leitura e à educação ambiental que, ao longo de 22 anos, já alcançaram mais de 300 cidades em 19 estados brasileiros, impactando milhares de crianças e professores. A coleção une os dois projetos, adaptando materiais e metodologias para crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Em 2025, a edição contou com patrocínio da Transportadora Associada de Gás (TAG), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, levando suas ações a escolas públicas de municípios capixabas. Inspirado no conceito de trimembração do indivíduo, da pedagogia Waldorf, o projeto favorece uma vivência pedagógica integral, na qual as crianças entram em contato com as obras, refletem sobre os temas abordados como a importância da preservação da natureza e realizam atividades práticas que reforçam o aprendizado e despertam a consciência ambiental.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Oficina debate como o novo PAR pode fortalecer o regime de colaboração
- Especialista em neurociências, tecnologia educacional e psicanálise da criança e do adolescente palestra a professores, pedagogos e diretores da Rede Municipal de Ensino
- Aracruz abre Carnaval 2026 com shows, marchinhas e atrações para toda a família no litoral
- 9ª Chamada Edital 002/2025 - SEMED
- Aracruz apresenta projetos do Planejamento Estratégico para os próximos dez anos
- Prêmio Mais Professores – Valorização: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus são reconhecidos nacionalmente pelo excelente desempenho no Ideb 2024
- Mobilidade Urbana inicia notificação de veículos abandonados nas vias públicas
- Escola de Sabores: reality show consagra a alimentação escolar em Aracruz
- Aracruz amplia opções de planejamento familiar e se prepara para oferecer implante contraceptivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS)
- Após 12 anos, MinC retoma Teia Nacional dos Pontos de Cultura em território indígena no Espírito Santo