Profissionais da Saúde e da Assistência Social participam de capacitação para melhor atender as demandas da tragédia de Coqueiral
Com o objetivo de aprimorar o atendimento dos profissionais da Saúde e da Assistência Social após a tragédia nas escolas de Coqueiral, na tarde desta sexta-feira (6), aconteceu uma capacitação no Salão da Igreja Católica da referida comunidade.
Cerca de 30 profissionais, entre Médicos, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas e assistentes sociais, estiveram presentes para aprender novas técnicas de atendimento de toda população de forma mais humana e para que haja uma acolhida da população aracruzense.
A capacitação, que foi feita em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), também mostrou como os profissionais devem fazer o matriciamento ou apoio matricial, que é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes atuam num processo de construção compartilhada a fim de criar propostas de intervenção. Ou seja, os profissionais irão realizar o atendimento com olhar mais criterioso para que, na prática, não seja criada uma demanda em outra área sem a real necessidade, como, por exemplo, um encaminhamento para o Centro de Atenção Psicossocial (Caps).
De acordo com a referência técnica em Saúde Mental da Sesa, que atua na Região Metropolitana, esse é um momento de rever as práticas. “Ter um olhar mais ampliado para as demandas, principalmente dessa natureza, como a de Aracruz, é primordial para que o andamento dos trabalhos aconteçam com êxito, olhando para a população como um todo. Além disso, também será de crescimento profissional e pessoal, adquirindo novas técnicas para que, lá na frente, possamos atuar dessa forma, repensando as nossas práticas”, disse.
“Devemos sempre atuar com um olhar mais humano, além do que requer o atendimento na área da saúde. É muito importante que tenhamos esse manejo e atuar de forma matricial para com os pacientes. A partir dessa capacitação, cada profissional poderá olhar para o paciente de forma diferente, principalmente aqueles que, direta ou indiretamente, foram atingidos com a tragédia. Ainda temos muitas demandas vindas a partir do ocorrido e é preciso nos unirmos para que essas pessoas não tenham gatilhos, como vem acontecendo com muitos estudantes e profissionais da Educação”, comentou a subsecretária da Saúde, Juliana Baioco.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Coqueiral agora vai contar com atendimento psiquiátrico todas segundas, quartas e sextas-feiras para que os pacientes sejam melhor avaliados com o objetivo de ajudar a superar a tragédia.

Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde divulga o Edital Nº 001/2025 do Processo Seletivo Interno
- Secretaria de Meio Ambiente divulga período de andada do caranguejo-uçá em 2026
- Governo Municipal e Caixa Econômica Federal assinam contrato de estruturação do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- ‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias