De olho na sua saúde e a do seu gato
A esporotricose é uma doença infecciosa, que pode afetar humanos por meio de arranhões, mordidas ou contato direto com feridas infectadas do animal que apresentar a doença. No ano de 2024, em Aracruz foram notificados 32 casos em humanos e 134 casos confirmados em animais.
Fiquem de olho nos sintomas:
Gatos - Feridas que não cicatrizam, geralmente na cabeça, patas ou cauda. Lesões ulceradas ou com pus. Perda de apetite, emagrecimento e apatia.
Humanos - Nódulos ou feridas na pele, geralmente nos braços ou mãos, que podem evoluir para úlceras. Em casos graves, o fungo pode atingir órgãos internos.
Se você tiver alguma lesão de pele, procure a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa. Já se o seu gato tiver algum sinal da doença, procure a avaliação do médico-veterinário.
De acordo com Vicente Penteado, veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), é importante higienizar ambientes regularmente, limpando superfícies com produtos antifúngicos, principalmente lugares frequentados por gatos. “A esporotricose é tratável, mas exige acompanhamento rigoroso. Tanto humanos quanto animais infectados devem seguir as orientações médicas e veterinárias”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Oficina debate como o novo PAR pode fortalecer o regime de colaboração
- Especialista em neurociências, tecnologia educacional e psicanálise da criança e do adolescente palestra a professores, pedagogos e diretores da Rede Municipal de Ensino
- Aracruz abre Carnaval 2026 com shows, marchinhas e atrações para toda a família no litoral
- 9ª Chamada Edital 002/2025 - SEMED
- Aracruz apresenta projetos do Planejamento Estratégico para os próximos dez anos
- Prêmio Mais Professores – Valorização: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus são reconhecidos nacionalmente pelo excelente desempenho no Ideb 2024
- Mobilidade Urbana inicia notificação de veículos abandonados nas vias públicas
- Escola de Sabores: reality show consagra a alimentação escolar em Aracruz
- Aracruz amplia opções de planejamento familiar e se prepara para oferecer implante contraceptivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS)
- Após 12 anos, MinC retoma Teia Nacional dos Pontos de Cultura em território indígena no Espírito Santo