Palestra do Dr. Luiz Henrique Antunes Alochio inaugura a “Procuradoria Legal” em Aracruz
Um bom público compareceu no plenário da Câmara Municipal na manhã desta quinta-feira (20/2) para participar do programa “Procuradoria Legal”, uma iniciativa da prefeitura de Aracruz por meio da Procuradoria Municipal (Proge), que pretende, por meio de aulas, palestras, cursos e seminários, tornar acessível a todo e qualquer servidor e cidadão, todo o “juridiquês” que rege a administração pública.
Compuseram a mesa para a abertura da cerimônia o prefeito Marcelo Coelho, o presidente da Câmara Erick Musso, o Procurador Municipal Dr. Américo Soares Mignone, além do convidado especial e palestrante do dia, Doutor em Direito e Procurador de Vitória, Luiz Henrique Alochio.
Dr. Américo foi o primeiro a se pronunciar. Ele apresentou o programa, suas diretrizes, objetivos, importância e por que o município, por meio da Proge, decidiu implantar esse serviço. “A Procuradoria Legal surgiu como forma de interação, parceria e melhoria no relacionamento entre todos os servidores e cidadãos com os procuradores municipais, para podermos prestamos um serviço público com mais excelência”, comentou.
Américo ainda explicou que essa relação irá aperfeiçoar o potencial que cada um tem na prestação de serviços de qualidade. “Essa interação se inicia na necessidade da aprendizagem de um com o outro, possibilitando a troca de informações, conhecimentos e experiências, sendo que o servidor é uma das principais peças da máquina administrativa, e terá de nós, toda atenção e apoio que pudermos oferecer”, afirmou.
O Princípio da Eficiência, Proatividade e Prática Administrativa
A palestra “Princípio da Eficiência, Proatividade e Prática Administrativa”, que inaugurou a Procuradoria Legal, foi ministrada pelo Doutor em Direito e Procurador de Vitória, Luiz Henrique Antunes Alochio, que deixou de lado as “pompas” dos termos jurídicos promovendo apenas um “bate-papo” com o público presente.
Ele começou explicando o conceito de “Eficiência”. Para isso, contou uma história de promoção feita por uma empresa de costura. Na ocasião, dois funcionários disputavam uma vaga, um deles com dez anos de serviços prestados, e o outro, com dois anos, sendo este, o beneficiado. O outro sem entender, pergunta o porquê?
O chefe então, pede ao funcionário com mais tempo de casa para que reporte um incidente na área de costura. Ele volta com algumas informações a respeito da máquina que havia sido danificada. Já o outro, volta com um relatório com todas as informações da máquina, da funcionária e dos possíveis danos ou não à empresa. Desse modo, o chefe mostrou ao funcionário, com mais tempo de serviço, porque ele não mereceu a cobiçada vaga.
Segundo o Dr. Henrique Antunes Alochio, a eficiência é quando a pessoa sabe identificar por completo, os problemas a serem resolvidos. Trata-se de um processo correto de boa qualidade, fazendo mais com menos.
Proatividade
Alochio explicou que a proatividade é o conjunto de comportamentos que vão além do papel natural. “O trabalhador busca espontaneamente, solucionar e antecipar problemas, visando metas a longo prazo que beneficiam a organização. Trata-se de uma busca ativa por oportunidades de mudança, não podendo ser confundido com o desvio de função. O que mais importa é evitarmos o retrabalho, sem perder tempo e dinheiro”, completa.
Para ilustrar esse conceito, o palestrante citou como exemplo a atitude promovida pela Procuradoria Municipal ao criar o “Procuradoria Legal”, sendo que não se trata de obrigação natural, indo além de suas funções, não excedendo cargos de funções alheias e com pretensão de realizar treinamento e capacitação de pessoal.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Maio Laranja: escolas de Guaraná realizam grande caminhada em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 70ª Chamada
- Educação que acolhe e transforma: Salas de Recurso Multifuncional ampliam atendimento inclusivo e humanizado
- Setor de Educação Especial Inclusiva realiza formação na área da Deficiência Visual e Auditiva
- Futsal feminino do CMEBTI Esther Nascimento dos Santos é campeão do JEES e representará Aracruz no Estadual
- Aracruz promove Conferência e contribui para construção da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano
- Desenvolvimento Social realiza entrega de materiais permanentes ao Recanto Feliz, em Guaraná
- Projeto Estação Brincar leva teatro e formação sustentável para escolas da Rede Municipal de Ensino
- Estudantes da Emef Zenília Varzem Ribeiro são contemplados com a “Festa da Inclusão: a empatia não tem idade”
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação