O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
Você já parou para pensar como estará sua cidade daqui a cinco, dez, 20 anos? Pode parecer longe, mas planejar o futuro do município é coisa séria. Para isso, existe o Plano Diretor Municipal (PDM), uma ferramenta que ajuda a organizar o crescimento da cidade, melhorar a qualidade de vida e promover um desenvolvimento mais sustentável.
A elaboração do PDM conta com várias etapas e uma delas é o envolvimento da sociedade, onde moradores, especialistas, empresas, sociedade civil e o poder público participam, discutindo juntos os desafios, prioridades e caminhos possíveis. Assim, é possível entender de verdade o que a cidade precisa e criar soluções para diferentes regiões e realidades.
Embora a legislação estabeleça prazos mínimos para que o PDM seja revisado, sempre que necessário, podem ser feitos ajustes no texto da lei para garantir avanços na qualidade de vida da população, promovendo moradias mais dignas, preservação ambiental, mobilidade urbana eficiente, melhorias na infraestrutura, no saneamento, na economia e em outros aspectos essenciais para o desenvolvimento sustentável do município.
“O planejamento do futuro de um município é um compromisso de todos, é pensar de forma estratégica e responsável, e o Plano Diretor Municipal é a ferramenta que nos guia nesse caminho, garantindo que o crescimento aconteça de forma equilibrada, com mais qualidade de vida para toda a população, preservando o patrimônio ambiental, cultural e social que temos no município”, destacou Laryssa Baroni, secretária de Desenvolvimento Urbano (Semdur).
Laryssa ainda pontua que a participação da sociedade na construção ou revisão do PDM é de extrema importância. “Esse processo só funciona quando realizado em conjunto; por isso, é fundamental que moradores, lideranças comunitárias, associações, empresários e demais setores da sociedade tenham seu espaço de fala. Cada contribuição é essencial para entendermos as características e demandas específicas de cada região, possibilitando que as necessidades identificadas sejam transformadas em ações concretas e com planejamento qualificado para o município”, pontuou.
Em Aracruz, o primeiro PDM foi elaborado em 2008. Em 2015, passou por algumas alterações pontuais, por necessidade de atualização do documento. Já em 2020, foi realizada a revisão mais ampla e significativa do plano, resultando na versão atualmente em vigor.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde divulga o Edital Nº 001/2025 do Processo Seletivo Interno
- Secretaria de Meio Ambiente divulga período de andada do caranguejo-uçá em 2026
- Governo Municipal e Caixa Econômica Federal assinam contrato de estruturação do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- ‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias