Vale recebe licença para construção de viaduto em Barra do Riacho

Na última quinta-feira (14/03/2024), a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) concedeu a licença à empresa VALE S.A. para iniciar as obras de construção do viaduto rodoviário sobre a ferrovia na Av. Luiz Cariacica dos Santos, próximo ao acesso à Portocel, em Barra do Riacho, Aracruz/ES. Essa obra, que estava prevista para 2030, foi antecipada devido à demanda da comunidade local e dos trabalhadores da Portocel. A iniciativa contou com diálogos entre o município, a ANTT e a VALE.
O viaduto irá melhorar significativamente a mobilidade urbana para veículos e caminhões na entrada sul de Barra do Riacho, evitando interrupções no acesso ao bairro durante as operações logísticas do Porto, que antes causavam transtornos para a comunidade e para a empresa.
Segundo o Secretário de Desenvolvimento, José Eduardo, essa obra também contribuirá para a segurança de pedestres e ciclistas, além de impulsionar a competitividade do Portocel, um empreendimento de grande importância para Aracruz e para o Espírito Santo, que está ampliando seu portfólio de produtos além das cargas de celulose.
Para o secretário de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira, “na análise da Licença Ambiental Única, a comunidade de Barra do Riacho foi ouvida em uma reunião pública e os anseios da comunidade foram atendidos dentro das várias condicionantes a serem implementadas, como a priorização da qualificação e a contratação de mão de obra da comunidade local, e a realização de um estudo de mobilidade de ciclistas e pedestres a ser realizado em 4 anos, a fim de verificar a necessidade de melhorias viárias para esse público”.
A Vale também se comprometeu a executar um Programa de Comunicação Social para manter um canal aberto com a comunidade durante todo o período de obras.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Setembro: mês de conscientização e valorização da vida
- Santa Rosa realiza a 27ª edição de sua tradicional festa de 4 a 7 de setembro
- Processo Seletivo Simplificado n.º 004/2023: Educação divulga a 6ª Chamada EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- 1ª Conferência Municipal dos Direitos Humanos reúne sociedade civil e poder público para discutir direitos humanos
- Aracruz recebe Kit Mulher Viva+ para fortalecer políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres
- Intercâmbio escolar proporciona momentos enriquecedores com estudantes do Cmei Cinderela
- II Seminário Internacional de Educação debate a ciência e os desafios para a evolução dos indicadores de qualidade
- Secretaria de Turismo e Cultura promove bate papo com fazedores de cultura de Aracruz
- Audiência Pública de revisão do Plano Diretor Municipal acontece no dia 17 de setembro
- Saae realiza reforma de reservatórios de água tratada para garantir segurança no abastecimento