Setembro Verde: Emef Placidino Passos promove um emocionante momento reflexivo à inclusão social

Publicado em: 08 de setembro de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Setembro Verde: Emef Placidino Passos promove um emocionante momento reflexivo à inclusão social

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Placidino Passos, bairro Polivalente, promoveu nesta segunda-feira (8), um grande momento reflexivo em alusão ao ‘Setembro Verde’, mês dedicado à valorização da inclusão social e da luta por uma sociedade mais justa e acessível para todos.

A ação foi organizada pela equipe de Educação Especial da escola e contou com a participação dos estudantes do turno vespertino. O evento buscou reforçar a importância de se construir um ambiente escolar cada vez mais inclusivo, onde todos tenham voz, espaço e oportunidades.

Um dos momentos mais marcantes foi o relato da aluna Ana Ketlyn, que é cega, e integra o público-alvo da Educação Especial. Sob a condução da professora Valnei, ela compartilhou seu testemunho de vida, emocionando a todos os presentes com sua força e sensibilidade.

A iniciativa não apenas tocou os corações dos alunos e professores, mas também trouxe à tona a necessidade de promover continuamente a inclusão, derrubando barreiras e valorizando a diversidade. “Com essa ação, nossa escola reafirma cada vez mais seu compromisso em formar cidadãos conscientes, solidários e preparados para construir uma sociedade mais humana e acolhedora”, destacou o diretor Carlos Galbarino.

Com o pátio tomado pelos estudantes e funcionários, o momento proposto pela escola chamou a atenção de todos, principalmente por se tratar de um assunto que necessita cada vez mais estar presente na vida de cada um. “Nós enquanto instituição de ensino temos a obrigação de abraçar essa campanha de conscientização, pois a inclusão de pessoas com deficiência é algo cada vez mais necessário e importante para toda comunidade escolar. Com isso, chamando a atenção de nossas crianças e adolescentes, conseguimos promover o respeito e garantir o acesso à educação e ao trabalho para pessoas com deficiência”, completou o vice-diretor Renan Gotardo Filipe.  

Compartilhe essa notícia:

Galeria: