Semsa realiza “Dia D” para testagem contra hepatite viral
Pessoas que passavam pela praça Monsenhor Guilherme Schmitz, na manhã desta quinta-feira (28), puderam participar do “Dia D” para testagem contra hepatite viral. O movimento foi realizado para intensificar as ações do “Julho Amarelo”, promovido pela Secretaria de Saúde de Aracruz (Semsa).
“Quanto mais cedo for identificada a doença, mais chance tem de ser curada. Por isso a importância da realização de ações como essa que a Prefeitura vem promovendo”, destacou a cidadã W.M.
Já Layanna Pinto Ferreira destacou que realiza testes contra hepatite de seis em seis meses. “Estava passando pela praça e vi o momento e resolvi fazer o teste. É importante a realização dos testes como forma de prevenção, porque não nos infectamos apenas pela relação sexual, mas, também, com o uso de objetos cortantes, por exemplo”, enfatizou.
A hepatite viral é uma doença infecciosa que se aloja especialmente no fígado e transmitida por meio de relação sexual desprotegida, contato com secreções e sangue contaminados e por transmissão vertical.
“O teste rápido é apenas uma triagem para as hepatites virais. Na ação, oferecemos o atendimento com psicóloga e assistente social, para, caso algum cidadão teste positivo, preste as primeiras orientações e encaminhe para os programas da atenção secundária”, destacou, Márcia Seixas, gerente de Atenção Especializada.

Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz abre Carnaval 2026 com shows, marchinhas e atrações para toda a família no litoral
- 9ª Chamada Edital 002/2025 - SEMED
- Aracruz apresenta projetos do Planejamento Estratégico para os próximos dez anos
- Prêmio Mais Professores – Valorização: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus são reconhecidos nacionalmente pelo excelente desempenho no Ideb 2024
- Mobilidade Urbana inicia notificação de veículos abandonados nas vias públicas
- Escola de Sabores: reality show consagra a alimentação escolar em Aracruz
- Aracruz amplia opções de planejamento familiar e se prepara para oferecer implante contraceptivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS)
- Após 12 anos, MinC retoma Teia Nacional dos Pontos de Cultura em território indígena no Espírito Santo
- Mobilidade Urbana orienta usuários sobre uso seguro de transporte por aplicativos
- Idosos do Centro de Convivência participam de palestra sobre crimes cibernéticos e prevenção a golpes