Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), promoveu nesta segunda-feira (18) e terça-feira (19), no auditório do Polo UAB, o Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), evento este que se consolidou como essencial para o aprimoramento das práticas pedagógicas. O momento reuniu os professores da Educação Infantil e pedagogos que atuam nas turmas dos grupos IV e V e possibilitou discutir, refletir e compartilhar metodologias e estratégias que contribuem para o desenvolvimento da leitura e da escrita desde os primeiros anos escolares.
De acordo com as formadoras do LEEI Viviane Reis e Eliane Freitas, o momento de contato com a leitura e a escrita é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e linguístico das crianças. “Este seminário ofereceu aos profissionais da educação uma ampla gama de conhecimentos e ferramentas que enriquecem suas práticas diárias. Em Aracruz e em outras cidades do Espírito Santo, os educadores têm a oportunidade de se atualizar sobre as melhores metodologias e abordagens que tornam a aprendizagem mais significativa para os pequenos, considerando suas realidades e contextos”, destacaram.
O seminário destacou a importância de ambientes letrados e interativos, onde as crianças possam explorar e expressar suas emoções, histórias e visões de mundo por meio da leitura e da escrita, enquanto função social, permitindo a consolidação dos esforços para a formação integral da criança, que não se resume ao domínio das habilidades cognitivas, mas também ao seu desenvolvimento emocional e social.
A ação também possibilitou o fomento à troca de experiências entre os participantes, permitindo que as práticas bem-sucedidas fossem compartilhadas e adaptadas a outras realidades. “Essa troca de saberes enriquece ainda mais o debate e fortalece a rede de ensino como um todo. São momentos fundamentais para garantir que as crianças recebam uma educação de qualidade desde os primeiros anos de vida, preparando-as para se tornarem cidadãos críticos e protagonistas de suas histórias”, completaram Viviane e Eliane.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Nossocrédito fortalece o empreendedorismo e injeta cerca de R$ 1,8 milhão na economia de Aracruz em 2025
- Verão Aracruz: dicas de cuidados com a saúde durante a temporada mais quente do ano
- Saúde divulga o Edital Nº 001/2025 do Processo Seletivo Interno
- Secretaria de Meio Ambiente divulga período de andada do caranguejo-uçá em 2026
- Governo Municipal e Caixa Econômica Federal assinam contrato de estruturação do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- ‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026