SAAE realiza cruzamento de dados entre a base do SAAE e CadÚnico para revisão do número de famílias que têm direito a Tarifa Social

Com informações do SAAE
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) realizou a comparação dos dados das famílias aracruzenses que têm direito a tarifa social, um benefício que concede desconto na conta de água e esgoto. Foram analisados os dados do SAAE e do CadÚnico das famílias classificadas como Baixa Renda, Pobreza ou Extrema Pobreza, assim, revelando que 4.676 famílias possuíam CPF’s coincidentes, mas o endereço não conferia com o local da unidade consumidora do SAAE (responsável pela conta de água/esgoto), assim, não permitindo a concessão do benefício de forma automática.
Em 1905 casos foi identificada a coincidência de CPFs e domicílios, porém quando se verifica quem já tem o benefício no SAAE ou está com o CadÚnico vencendo, o número cai para 656. Estes 656 serão beneficiados de forma automática a partir do mês de maio, mesmo se o usuário estiver com o fornecimento suspenso. Para os demais, é necessário procurar o SAAE.
“A expectativa é que muitas famílias tenham o direito ao benefício, mas, a unidade consumidora no SAAE está em nome de outra pessoa. Por falta de informações suficientes, não conseguimos realizar os processamentos para esta situação”, destacou o diretor do SAAE, Amadeu Wetler.
Para os inscritos no CadÚnico como Baixa Renda, Pobreza ou Extrema Pobreza e que ainda não possuem o benefício, devem seguir os seguintes procedimentos:
- Caso o CadÚnico esteja vencendo (o CadÚnico é válido por 2 anos): procurem a Secretaria de Ação Social para atualizar o CadÚnico e, em seguida, procurem o SAAE para realizar o cadastro da Tarifa Social.
- Caso o CadÚnico esteja vigente: procurem diretamente o SAAE para o cadastramento.
É importante ressaltar que, caso a unidade consumidora no SAAE não esteja no mesmo nome e CPF da pessoa cadastrada no CadÚnico, a alteração da titularidade da unidade consumidora no SAAE poderá ser feita mediante apresentação dos documentos que comprovem a ocupação do imóvel.
Também é importante ressaltar que, caso o usuário possua débitos com SAAE, que esteja com fornecimento suspenso ou não, que procure o SAAE pois, para aqueles que têm direito ao benefício, além dos descontos, condições especiais de parcelamento serão concedidas.
A tarifa social é um benefício previsto na Resolução 054/22 de 09/05/2022, da Agência de Serviços Públicos do Espírito Santo com descontos que podem chegar a 75% para os usuários residenciais inscritos no BPC (Benefício da Prestação Continuada), do INSS, ou no CadÚnico como Baixa Renda, Pobreza ou Extrema Pobreza.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- PDM: divulgada as datas dos fóruns que acontecem na próxima semana
- Curso “Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Equidade - Água, Esgotamento Sanitário e Infraestrutura nas escolas em áreas rurais” é lançado em videoconferência
- Final de semana de aprendizado e diversão para os aracruzenses
- Capacitação sobre LGPD fortalece práticas de transparência e ética na gestão pública
- Estudantes atletas se destacam pela dedicação e comprometimento na 26ª Edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema)
- Residencial Barra do Riacho: imóveis do programa habitacional não podem ser vendidos, trocados, alugados ou emprestados
- Dia das Crianças será comemorado em grande estilo na Praça da Paz no dia 12 de outubro
- Campanha “Não dê dinheiro, dê cidadania” reforça compromisso com a dignidade humana e o enfrentamento à mendicância
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 18ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Educação divulga novo cronograma da segunda edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização