Rodeio: entre a tradição do campo e o espetáculo das arenas
Barretos, Jaguariúna, Americana. Esses nomes não representam apenas cidades do interior paulista, mas também palcos de um dos eventos mais emblemáticos da cultura rural brasileira: o Rodeio. Muito mais que uma tradição, o rodeio hoje é encarado como esporte profissional e grande show popular, reunindo atletas, artistas e milhares de fãs em arenas lotadas.
O rodeio, por sua vez, não tinha sua valorização pela atividade simples do campo que consistia na lida cotidiana do gado, sempre usada por vaqueiros e boiadeiros demostrando as habilidades no manejo bovino. No dia a dia os peões precisavam laçar bezerros para vacinas e marcações, domação de cavalos para o uso do trabalho e a condução do gado de um lugar para outro.
Com a falta de estrutura, organização e visibilidade como eventos oficiais, regras padronizadas ou transmissão em meios de comunicação, contribuiu para que o rodeio permanecesse restrito a pequenos grupos locais, sem reconhecimento nacional ou internacional.
Somente nas últimas décadas, o rodeio evoluiu para um esporte organizado, com a criação de associações, regulamentos técnicos e juízes oficiais. As competições ganham formato profissional, com premiações e calendários definidos. A transformação dessas atividades em competições formais, a profissionalização dos peões e a criação de grandes eventos em arenas ajudaram a valorizar o rodeio como um esporte e espetáculo cultural.
26ª Expo Aracruz 2025
Estando presente há seis anos em Aracruz, a Companhia de Rodeio Tony Nascimento trás consigo além da carga viva, uma carga de espetáculos por onde passa, realizando 35 rodeios por ano em diversos estados incluindo participações em rodeios internacionais.
Reconhecida por sua infraestrutura de ponta, arquibancadas com capacidade para 18 mil pessoas, camarotes, equipamentos de som e iluminação de alta qualidade, e uma equipe profissional especializada. Além disso, investe em genética de animais de rodeio, criando touros e cavalos com características específicas para as competições.
Além das emocionantes provas e montarias em touros e cavalos, a companhia irá trazer toda a tradição e emoção que fazem do rodeio um dos maiores espetáculos do interior do país.
“É com muita alegria e orgulho que anunciamos a participação da Companhia de Rodeio Tony Nascimento na 26ª Expo Aracruz 2025. Para nós, é uma grande oportunidade de levar nossa tradição, cultura e emoção para um público que valoriza o rodeio e a vida no campo. Estamos preparando um espetáculo à altura da importância desse evento, com uma equipe dedicada para garantir a melhor experiência para todos os presentes. Nosso compromisso é não apenas promover um show de montarias e competições, mas também fortalecer a identidade cultural do interior brasileiro e apoiar o agronegócio da região. Acreditamos que a Expo Aracruz será um grande palco para celebrar tudo isso, reunindo famílias, fãs e apaixonados pelo rodeio”, enfatizou a presidente da Companhia de Rodeio Tony Nascimento, Lilian Karla.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde divulga o Edital Nº 001/2025 do Processo Seletivo Interno
- Secretaria de Meio Ambiente divulga período de andada do caranguejo-uçá em 2026
- Governo Municipal e Caixa Econômica Federal assinam contrato de estruturação do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- ‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias