Projeto Estação Brincar leva teatro e formação sustentável para escolas da Rede Municipal de Ensino
Iniciou nesta terça-feira (13) e prossegue até a próxima sexta-feira (19), o Projeto Estação Brincar nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Esta ação é realizada pela companhia teatral Tribu di Arteiros, com produção da Amora Produções Culturais em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Aracruz.
A primeira escola contemplada foi a Emefi Ybyrapytanga, na aldeia Pau-brasil. Durante o turno matutino as crianças puderam se divertir com o espetáculo “Estação Tac-Tic” e com três workshops de brinquedos sustentáveis. A escola também ganhou uma brinquedoteca. Durante o turno vespertino foi a vez da Emef Placidino Passos, bairro Polivalente, que contou com a mesma programação.
Já nesta quarta-feira (14) será a vez da Emef Ermelinda Giacomin Farina, Praia do Sauê e do Cmei Pequeno Aprendiz, bairro Morobá, que ainda receberão uma oficina para professores. As atividades seguem na Emef Marechal Costa e Silva, Vila Rica e no Cmei Crescer, bairro de Fátima e Pequeno Aprendiz, com uma intervenção artística e entrega da brinquedoteca.
“Durante esses quatro dias, nossas crianças poderão se divertir e aprender muito com apresentações teatrais que têm como foco temas como o brincar, o tempo e a preservação do planeta. A Tribu di Arteiros também desenvolverá workshops para as crianças com criações de brinquedos sustentáveis e bonecos feitos com materiais recicláveis ”, enfatizou a técnica pedagógica da Semed, Lucimara Machado.
As diversões não param por aí, pois cada estudante ainda interage com brinquedos que os estimulam de forma saudável e criativa. Cada brincadeira tem o propósito de oferecer um ambiente criativo, seguro e interativo, o que fomenta a relação dos educandos com a comunidade escolar. “Nossa escola ficou ainda mais acessível e acolhedora, pois conseguimos produzir diferentes brinquedos e recursos nas oficinas com alunos dos 4° e 5⁰ anos, que ajudam a estimular a imaginação. Nossas escolas precisam de movimento, de vida, ou seja, de apresentações culturais e atividades lúdicas que estimulem a imaginação e a vontade de participar”, destacou o diretor da Emef Placidino Passos, Carlos Galbarino.
De acordo com a companhia teatral Tribu di Arteiros, o projeto respeita e valoriza as especificidades culturais das comunidades envolvidas, além de fomentar a coordenação motora, o convívio social e a construção de saberes de forma afetiva.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Regularização fundiária garante segurança jurídica a 52 famílias do Santa Marta
- Trabalho infantil: ação do Creas mobiliza população na orla durante o carnaval
- Carnaval 2026: tecnologia a favor da segurança dos aracruzenses e turistas
- Aracruz recebe simulado de salvamento aquático na Praia de Barra do Sahy neste sábado (14)
- Oficina debate como o novo PAR pode fortalecer o regime de colaboração
- Especialista em neurociências, tecnologia educacional e psicanálise da criança e do adolescente palestra a professores, pedagogos e diretores da Rede Municipal de Ensino
- Aracruz abre Carnaval 2026 com shows, marchinhas e atrações para toda a família no litoral
- 9ª Chamada Edital 002/2025 - SEMED
- Aracruz apresenta projetos do Planejamento Estratégico para os próximos dez anos
- Prêmio Mais Professores – Valorização: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus são reconhecidos nacionalmente pelo excelente desempenho no Ideb 2024