Projeto “Descobrindo o mundo dos animais” do Cmei Sete anões amplia o conhecimento das crianças sobre diferentes espécies
O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Sete Anões, Vila Nova, promoveu nesta quinta-feira (31), a culminância do Projeto Institucional: Descobrindo o mundo dos animais. Na ocasião, as crianças, devidamente fantasiadas, cantavam e dançavam com coreografias muito bem ensaiadas na presença de seus pais e funcionários da escola. Além disso, a escola ficou toda ornamentada, com os trabalhos expostos pelas paredes, com cartolinas, dobraduras e diversos desenhos.
De acordo com a diretora Dilza Célia Rui, na educação infantil, as crianças estão em uma fase de intensa descoberta e exploração, e o projeto foi uma grande oportunidade de oferecer uma oportunidade de ampliar o conhecimento sobre diferentes espécies, habitats, características e comportamentos dos animais. “Este aprendizado foi essencial para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como observação, classificação, comparação e análise. Ao explorar o mundo dos animais, as crianças são incentivadas a expressar suas ideias, contar histórias, fazer perguntas e participar de discussões em grupo”, disse.
Já para a pedagoga Rosângela Ramos, o projeto contribuiu para o desenvolvimento da linguagem oral, ampliar o vocabulário e melhorar a capacidade de comunicação. “São atividades como leitura de histórias, dramatizações e apresentações que ajudam as crianças a articular seus pensamentos e a interagir socialmente. O contato com o tema dos animais também favorece o desenvolvimento socioemocional. Além disso, atividades em grupo, como jogos e projetos colaborativos, promovem o trabalho em equipe, a cooperação e o respeito pelas ideias dos colegas”, completou.
O “Descobrindo o mundo dos animais” teve como objetivo geral despertar o interesse e a curiosidade das crianças pela diversidade dos animais, promovendo o conhecimento sobre suas características e habitats de maneira lúdica e interativa. Com isso, elas puderam conhecer a diversidade animal, desenvolver o respeito pelos animais, incentivar atitudes de cuidado e respeito com o meio ambiente, dentre outros.
A escola usou em sua metodologia atividades lúdicas com jogos educativos e brincadeiras relacionadas aos animais, explorando-os e observando-os ao ar livre. Também houve projetos temáticos com trabalhos em grupo sobre diferentes categorias de animais (mamíferos, aves, répteis, etc.). Com artes, foram criadas máscaras, desenhos e maquetes de animais, além de leitura e contação de histórias e uso de tecnologia educacional com a utilização de vídeos, aplicativos educativos e quadros interativos.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Nossocrédito fortalece o empreendedorismo e injeta cerca de R$ 1,8 milhão na economia de Aracruz em 2025
- Verão Aracruz: dicas de cuidados com a saúde durante a temporada mais quente do ano
- Saúde divulga o Edital Nº 001/2025 do Processo Seletivo Interno
- Secretaria de Meio Ambiente divulga período de andada do caranguejo-uçá em 2026
- Governo Municipal e Caixa Econômica Federal assinam contrato de estruturação do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- ‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026