Projeto Ajustando Saberes: formação destaca consciência fonológica e metodologias ativas na Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 02 de junho de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Semed
A Secretaria de Educação (Semed) realizou nesta última sexta-feira (30), no Polo UAB, Centro, mais uma etapa do Projeto Ajustando Saberes, voltada à formação continuada dos professores da Rede Municipal de Ensino. O encontro teve como foco principal a consciência fonológica, fonêmica e fonética, ressaltando a importância desses conhecimentos na intervenção pedagógica e no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita.
A formação proporcionou momentos de reflexão, troca de experiências e aprofundamento teórico-prático, essenciais para fortalecer o trabalho docente na recomposição das aprendizagens dos estudantes. O evento também contou com a presença da assessora pedagógica Mary Folly, do Grupo Saber Educação, que contribuiu com uma abordagem dinâmica e atual sobre Metodologias Ativas.
Por meio de oficinas práticas, os professores vivenciaram propostas que poderão ser aplicadas diretamente em sala de aula, promovendo maior engajamento e protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem. Durante o encontro, a assessora Mary apresentou o material 'Retomadas', adquirido pela Semed como recurso de apoio aos estudantes que farão parte do Projeto Ajustando Saberes em 2025.
As coordenadoras pedagógicas Daniela e Dulcinéia expressaram seus agradecimentos a todos os envolvidos na organização e participação desse dia formativo, destacando o compromisso coletivo com a qualidade da educação e o fortalecimento das práticas pedagógicas na rede municipal. “O Projeto Ajustando Saberes segue como uma ação estratégica da Semed, reafirmando o compromisso com a formação docente e a aprendizagem dos estudantes”, disseram.
A formação proporcionou momentos de reflexão, troca de experiências e aprofundamento teórico-prático, essenciais para fortalecer o trabalho docente na recomposição das aprendizagens dos estudantes. O evento também contou com a presença da assessora pedagógica Mary Folly, do Grupo Saber Educação, que contribuiu com uma abordagem dinâmica e atual sobre Metodologias Ativas.
Por meio de oficinas práticas, os professores vivenciaram propostas que poderão ser aplicadas diretamente em sala de aula, promovendo maior engajamento e protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem. Durante o encontro, a assessora Mary apresentou o material 'Retomadas', adquirido pela Semed como recurso de apoio aos estudantes que farão parte do Projeto Ajustando Saberes em 2025.
As coordenadoras pedagógicas Daniela e Dulcinéia expressaram seus agradecimentos a todos os envolvidos na organização e participação desse dia formativo, destacando o compromisso coletivo com a qualidade da educação e o fortalecimento das práticas pedagógicas na rede municipal. “O Projeto Ajustando Saberes segue como uma ação estratégica da Semed, reafirmando o compromisso com a formação docente e a aprendizagem dos estudantes”, disseram.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde divulga o Edital Nº 001/2025 do Processo Seletivo Interno
- Secretaria de Meio Ambiente divulga período de andada do caranguejo-uçá em 2026
- Governo Municipal e Caixa Econômica Federal assinam contrato de estruturação do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- ‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias