Prefeitura promove Ação Cidadã com rede de serviços para garantir acolhimento à população em situação de rua
Na manhã desta quarta-feira (24), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds) realizou mais uma edição da Ação Cidadã, iniciativa voltada ao cuidado e acolhimento de pessoas em situação de rua no município. A atividade aconteceu das 7h30 às 10h30 e reuniu serviços de saúde, assistência social e apoio psicossocial, reafirmando o compromisso da gestão municipal com a dignidade e a reintegração social dessa população.
A ação contou com articulação de uma rede que atua diariamente para prover o acolhimento necessário. Participaram a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) – Unidade Básica de Saúde Vila Rica, o Instituto Ippes, por meio da equipe psicossocial do Abrigo Lar da Esperança, além da colaboração de profissionais voluntários, como médico e barbeiro.
Durante as atividades, foram ofertados serviços gratuitos essenciais, como atendimento médico, aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos, atendimento psicossocial, encaminhamentos para unidades de saúde e Centro de Atenção Psicossocial (Caps), além de suporte para emissão de encaminhamentos ao Sine. Também foram disponibilizados corte de cabelo e barba, distribuição de kits de higiene e lanche, e a oferta de acolhimento e passagens.
Confira os resultados da ação:
-
28 atendimentos de saúde,
-
19 abordagens sociais,
-
2 acolhimentos no Abrigo Lar da Esperança,
-
1 encaminhamento à emergência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA),
-
11 cortes de cabelo e barba.
A secretária de Desenvolvimento Social, Rosilene Filipe, explicou que o trabalho com a população em situação de rua exige articulação intersetorial e respeito às normas que regem a política pública de assistência social no Brasil. “A atuação da secretaria segue os parâmetros do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e respeita as limitações impostas pela legislação federal. Isso significa que não se trata apenas de oferecer serviços pontuais, mas de articular políticas de saúde, assistência, trabalho e cidadania para garantir direitos e oportunidades. A Ação Cidadã é um exemplo dessa integração, afinal, é um esforço conjunto do município e de diversos parceiros para oferecer acolhimento, escuta qualificada e encaminhamentos responsáveis. Estamos trabalhando para que cada ação seja mais do que uma resposta imediata, mas sim um passo consistente na reintegração social das pessoas em situação de rua. É importante ressaltar que os serviços, os caminhos existem, mas é preciso que a pessoa em situação de rua queria. Em Aracruz temos diversos casos de pessoas que mudaram de vida através dessas ações sociais”, destacou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz abre Carnaval 2026 com shows, marchinhas e atrações para toda a família no litoral
- 9ª Chamada Edital 002/2025 - SEMED
- Aracruz apresenta projetos do Planejamento Estratégico para os próximos dez anos
- Prêmio Mais Professores – Valorização: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus são reconhecidos nacionalmente pelo excelente desempenho no Ideb 2024
- Mobilidade Urbana inicia notificação de veículos abandonados nas vias públicas
- Escola de Sabores: reality show consagra a alimentação escolar em Aracruz
- Aracruz amplia opções de planejamento familiar e se prepara para oferecer implante contraceptivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS)
- Após 12 anos, MinC retoma Teia Nacional dos Pontos de Cultura em território indígena no Espírito Santo
- Mobilidade Urbana orienta usuários sobre uso seguro de transporte por aplicativos
- Idosos do Centro de Convivência participam de palestra sobre crimes cibernéticos e prevenção a golpes