Prefeitura de Aracruz realiza ciclo de seminários virtuais para Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico
A Prefeitura de Aracruz, em parceria com a Fundação Espírito Santense de Tecnologia (FEST), promoveu um ciclo de três seminários virtuais nos dias 19, 20 e 21 de dezembro, marcando um importante passo na revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico da cidade. O objetivo central dos seminários foi apresentar as estratégias elaboradas para solucionar os desafios enfrentados no saneamento básico do município.
Os seminários foram realizados virtualmente e cada dia foi dedicado a discutir soluções específicas para áreas-chave do saneamento. No dia 19 de dezembro, o foco foi no eixo "Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos", no segundo dia (20) foi abordado o eixo "Drenagem e Manejo de Águas Pluviais Urbanas" e no último dia (21) foram discutidos os eixos "Abastecimento de Água" e "Esgotamento Sanitário".
Durante os seminários, a população teve a oportunidade de interagir em tempo real com a equipe técnica do projeto, contribuindo com suas perspectivas e anseios sobre as estratégias e soluções planejadas para abordar os desafios relacionados à prestação dos serviços de saneamento em Aracruz.
Flávia Mota, coordenadora de mobilização social do projeto, ressaltou que os seminários representam um momento de escuta ativa, diálogo e construção de corresponsabilidade, unindo o saber local ao saber técnico. Ela enfatizou a importância dessa troca de saberes para o desenvolvimento de um plano no território, identificando questões que, por vezes, passam despercebidas no cotidiano.
Para aqueles que não puderam participar ao vivo, a Prefeitura disponibilizou um formulário virtual, permitindo que a comunidade envie contribuições e comentários até 29 de dezembro de 2023. A revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, em conformidade com as normativas federais e estaduais vigentes.
O secretário de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira destacou que a participação ativa da comunidade nesses seminários representa um passo fundamental na construção de um futuro mais sustentável e saudável para todos os cidadãos de Aracruz. “Agradeço a colaboração e o engajamento de todos os participantes. O próximo passo incluirá uma audiência pública presencial de fechamento da etapa de programas, projetos e ações, garantindo a continuidade da participação pública na elaboração e execução das políticas de saneamento básico do município”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz abre Carnaval 2026 com shows, marchinhas e atrações para toda a família no litoral
- 9ª Chamada Edital 002/2025 - SEMED
- Aracruz apresenta projetos do Planejamento Estratégico para os próximos dez anos
- Prêmio Mais Professores – Valorização: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus são reconhecidos nacionalmente pelo excelente desempenho no Ideb 2024
- Mobilidade Urbana inicia notificação de veículos abandonados nas vias públicas
- Escola de Sabores: reality show consagra a alimentação escolar em Aracruz
- Aracruz amplia opções de planejamento familiar e se prepara para oferecer implante contraceptivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS)
- Após 12 anos, MinC retoma Teia Nacional dos Pontos de Cultura em território indígena no Espírito Santo
- Mobilidade Urbana orienta usuários sobre uso seguro de transporte por aplicativos
- Idosos do Centro de Convivência participam de palestra sobre crimes cibernéticos e prevenção a golpes