Prefeitura de Aracruz participa de oficina para escutar atores capixabas na elaboração do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (PCTI-ES)
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), participou nesta última sexta-feira (8), no Ifes de Linhares, da Oficina para a escuta dos atores capixabas para a elaboração do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (PCTI-ES), visando apoiar o desenvolvimento sustentável do Estado. Participam destes encontros atores da academia, gestão pública, iniciativa privada, do setor empresarial e terceiro setor.
Na ocasião, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) coordenaram o trabalho que está sendo realizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), que é uma instituição social vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O PCTI-ES está sob responsabilidade da equipe do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (OCTI), que está conduzindo os trabalhos.
As oficinas são parte do escopo do projeto e seguem sendo realizadas em cidades estratégicas do Espírito Santo para o setor, além da Grande Vitória. Por meio delas, será possível identificar os pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades para o Sistema Territorial de Inovação (STI), elencar desafios para o Sistema de CT&I e levantar subsídios para a construção das missões e eixos estratégicos que resultarão no PCTI-ES.
“Construir o Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação é definir uma estratégia de longo prazo que coloca ciência, tecnologia e inovação como pilares do desenvolvimento tecnológico do Espírito Santo”, destacou a Coordenadora do Setor de Gestão da Semed, Regina Ramos Azeredo.
Por meio da escuta e observações de diversas visões do STI atual do Estado, será possível desenvolver um plano participativo e integrado. O plano terá uma visão a longo prazo para planejamento de projetos, programas e ações na área de CT&I. O Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Espírito Santo é uma demanda do Governo do Estado do Espírito Santo, em conjunto com o grupo Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Nossocrédito fortalece o empreendedorismo e injeta cerca de R$ 1,8 milhão na economia de Aracruz em 2025
- Verão Aracruz: dicas de cuidados com a saúde durante a temporada mais quente do ano
- Saúde divulga o Edital Nº 001/2025 do Processo Seletivo Interno
- Secretaria de Meio Ambiente divulga período de andada do caranguejo-uçá em 2026
- Governo Municipal e Caixa Econômica Federal assinam contrato de estruturação do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- ‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026