Prefeitura de Aracruz dá início às atividades do Programa Saúde na Escola
A Prefeitura de Aracruz, por meio das Secretarias de Assistência Social (Semas), Educação (Semed) e Saúde (Semsa), promoveu na tarde desta terça-feira (27), no auditório do Ifes, a 1ª Reunião Geral do Programa Saúde na Escola (PSE). O evento, que contou com as presenças da secretária Jenilza Spinassé (Semed) e da subsecretária da Semsa, Juliana Baioco, teve como público-alvo gestores escolares, equipe de psicólogos e assistente sociais (PAS), técnicos do CRAS, enfermeiros e dentistas da ESF, psicólogos e nutricionistas.
A secretária Jenilza deixou uma mensagem de boas vindas aos presentes, ressaltando a importância do trabalho em rede. “Esse é um dia muito importante para todos nós, que buscamos esse trabalho em rede, unindo assistência social, educação e saúde, que ajudam a cuidar do local onde a gente trabalha. Hoje iniciamos a desenvolver esse trabalho que é de todos. Temos o exemplo da epidemia da dengue, cuja situação é caótica em todo país. O número de pessoas internadas e com risco de morte é muito alto. E para combater isso precisamos de ações simples e coletivas, que começam com o cuidado na casa de cada um. Por isso, a partir de hoje, estamos convidando e fazendo um apelo a vocês para multiplicarem esse movimento e voltarmos a ter paz. Esse é o papel do PSE, integrar e levar a população a se mobilizar, fazendo uma rede de proteção, reunidos em um cronograma”, destacou.
Durante o encontro foram apresentados os Grupos de Trabalho Intersetorial Municipal (GTIM) e de Gestores Escolares (GGE) que se encontravam presentes, além das diretrizes do PSE, as ações de combate à dengue e o Plano de Ação. As apresentações ficaram por conta da psicóloga Juliana Monteiro e da enfermeira Lívia Roni Pignaton. Dentre as temáticas, destaque para a saúde ambiental, a promoção da atividade física e a cultura de paz e direitos humanos; a alimentação saudável; prevenção da obesidade, das violências, dos acidentes, de doenças negligenciadas, do uso de álcool, tabaco e outras drogas, saúde bucal, auditiva, ocular e mental, além da prevenção à covid-19.
O PSE atua em Aracruz desde 2009 contribuindo para o pleno desenvolvimento dos estudantes da educação básica da Rede Municipal de Ensino, por meio da articulação entre os profissionais do GTIM, que ofertam serviços em um mesmo território, visando propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Nossocrédito fortalece o empreendedorismo e injeta cerca de R$ 1,8 milhão na economia de Aracruz em 2025
- Verão Aracruz: dicas de cuidados com a saúde durante a temporada mais quente do ano
- Saúde divulga o Edital Nº 001/2025 do Processo Seletivo Interno
- Secretaria de Meio Ambiente divulga período de andada do caranguejo-uçá em 2026
- Governo Municipal e Caixa Econômica Federal assinam contrato de estruturação do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- ‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026