Prefeitura de Aracruz dá continuidade aos serviços de cata do caramujo africano
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), deu início na primeira semana de janeiro deste ano, em Barra do Sahy, a uma ação de cata de caramujo africano como forma de prevenir sua proliferação. A atividade continua, e neste último fim de semana a equipe de Agentes de Combate a endemias do Centro de Controle e Zoonoses (CCZ) esteve nas praias de Putiri e Mar Azul.
Os agentes fizeram uma vistoria nas áreas de restingas, como forma de controlar o ambiente na orla, onde existe muita vegetação, principalmente com as chuvas, uma vez que os caramujos costumam eclodir da terra onde vivem, e ficam mais visíveis para quem está nas calçadas e na faixa de areia, o que aumenta a possibilidade do contato da população com o verme.
Vale ressaltar que em áreas privadas o controle dos caramujos é de responsabilidade do proprietário, por isso a importância de conscientizar os moradores sobre os riscos causados. A equipe também montou uma tenda nas praias para fazer uma ação educativa sobre as arboviroses, que são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente pelo mosquito Aedes aegypti em ambientes urbanos como a dengue, chikungunya e zika.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Oficina debate como o novo PAR pode fortalecer o regime de colaboração
- Especialista em neurociências, tecnologia educacional e psicanálise da criança e do adolescente palestra a professores, pedagogos e diretores da Rede Municipal de Ensino
- Aracruz abre Carnaval 2026 com shows, marchinhas e atrações para toda a família no litoral
- 9ª Chamada Edital 002/2025 - SEMED
- Aracruz apresenta projetos do Planejamento Estratégico para os próximos dez anos
- Prêmio Mais Professores – Valorização: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus são reconhecidos nacionalmente pelo excelente desempenho no Ideb 2024
- Mobilidade Urbana inicia notificação de veículos abandonados nas vias públicas
- Escola de Sabores: reality show consagra a alimentação escolar em Aracruz
- Aracruz amplia opções de planejamento familiar e se prepara para oferecer implante contraceptivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS)
- Após 12 anos, MinC retoma Teia Nacional dos Pontos de Cultura em território indígena no Espírito Santo