Prefeitura de Aracruz assinará Ordem de Serviço para revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico
A Prefeitura de Aracruz, por meio das secretarias de Meio Ambiente (Semam), Transportes e Serviços Urbanos (Setrans), Obras e Infraestrutura (Semob), Saúde (Semsa) e SAAE, em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), assinará nesta quarta-feira (17), às 14h, em frente ao Gabinete, Ordem de Serviço para revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico.
A revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico, que envolve a gestão dos Resíduos Sólidos, o saneamento (água e esgoto) e drenagem, será elaborada pelo Laboratório de Gestão e Saneamento Ambiental (Lagesa), e mostrará os custos e potenciais dos resíduos sólidos gerados por Aracruz. “Estamos caminhando na direção certa para atender os prazos estabelecidos nos marcos legais de saneamento. Já estamos com uma gestão encaminhada para termos 100% de esgoto tratado na Sede. Esse plano também não era revisado há dois anos, sendo que ele foi criado com a Lei Municipal de Resíduos Sólidos, ainda em 2016, e após quatro anos precisaria de uma revisão. Por isso estamos contratando esse estudo que será feito por um laboratório com muita experiência na área, que inclusive elaborou o Plano Estadual de Resíduos Sólidos”, destacou o secretário da Semam, Aladim Cerqueira.
Ainda de acordo com Aladim, com esse estudo, será possível ainda constituir estratégias pra tornar mais eficiente e sustentável a gestão dos resíduos. “Ampliando a valorização dos resíduos, diminuímos os custos da gestão municipal, além de encaminhar a ampliação da logística reversa, que apresenta no Brasil uma evolução rápida. Vamos buscar nos antenar em relação ao que for mais atual possível para termos uma gestão mais eficiente”, disse.
A revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico irá traçar uma rota para se conduzir a gestão municipal do saneamento de forma geral. O tratamento de esgoto, a coleta seletiva e a destinação de resíduos de construção civil e úmidos servem para compostagem, e estes são alguns dos itens principais que serão estudados pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Universidade Federal do Espírito Santo, além de um grupo de trabalho formado pelas secretarias de Obras e Infraestrutura, Transportes e Serviços Urbanos, Saúde e SAAE.
O objetivo do estudo será o aperfeiçoamento da gestão municipal dos resíduos sólidos, visando adequar a legislação do município às normas federais e estaduais de saneamento básico. Coleta de lixo, saúde, meio ambiente e a prevenção de acidentes ambientais, como enchentes, por exemplo, são alguns dos impactos positivos esperados.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde divulga o Edital Nº 001/2025 do Processo Seletivo Interno
- Secretaria de Meio Ambiente divulga período de andada do caranguejo-uçá em 2026
- Governo Municipal e Caixa Econômica Federal assinam contrato de estruturação do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- ‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias