Polo UAB de Aracruz promove seminário sobre crianças, violências e inclusão

A prefeitura de Aracruz, por meio Secretaria de Educação (Semed), em parceria com o Polo Universidade Aberta do Brasil (UAB) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), promoveu neste último sábado (27), o seminário “Crianças, violências e inclusão". O evento teve a participação dos professores convidados da Ufes, Alexandro Braga Vieira e Marluce Leila Simões Lopes, ambos doutores em educação.
O seminário teve como objetivo oferecer momentos de reflexão, provocações e formação para a comunidade, principalmente, os estudantes das graduações e pós graduações da Ufes, Ifes e Unac que atuam no Polo UAB do município.
Nesse sentido, em um primeiro momento, o professor doutor Alexandro Vieira trouxe para pauta a educação como um direito, sendo assim, a inclusão se faz uma necessária perspectiva de educação como um direito social, no qual se deve garantir alternativas para que exista mais do que igualdade, mas sim a equidade.
Em seguida, a professora doutora Marluce Lopes provocou uma discussão e levantou questionamentos sobre como as crianças aprendem pelo exemplo. Além disso, mostrou como são expostas, em vários momentos, muitas vezes sem perceber, as práticas de violências, principalmente no ambiente familiar e escolar, onde passam a maior parte do tempo.
Vale ressaltar que a professora Marluce já atuou na Rede Municipal de Ensino e trouxe vários exemplos e práticas relatadas em sua pesquisa de doutorado. O seminário foi organizado pelo professor mediador da especialização em prevenção às violências, promoção à saúde e cuidado integral, Marcelo Uceli e com apoio da coordenadora do Polo Raldinéia Marin Sarmenghi e da pedagoga Louise Storni Vasconcelos de Abreu.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prorrogadas as inscrições para o credenciamento prévio de interessados em exposição e patrocínio
- Mais de 6.500 atendimentos oftalmológicos foram ofertados em Aracruz nos últimos três anos
- Culminância das Eletivas celebra a criatividade e o protagonismo estudantil nas escolas de Educação Integral em Aracruz
- Saae: reforma e adequação da Barragem de Guaraná
- Um novo reinado para a nova Rainha e Princesas da 13ª Itália Unita 2025 de Guaraná
- Primeiro ciclo de formaturas do Proerd é finalizado com sucesso
- Seminário debate “As contribuições da diáspora africana para a Lei 10.639/2003: diálogos entre Brasil e Moçambique”
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 11ª Chamada EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: Educação divulga a 72ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 12ª Chamada