Obra que integra sistema de esgotamento na região da Praça da Paz inicia nos próximos dias

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) vai dar início nos próximos dias à obra de interligação do Coletor Sul utilizando o método não destrutivo (MND) na região da Praça da Paz. A técnica, que dispensa grandes escavações, tem como objetivo modernizar a infraestrutura de esgotamento, e trazer como solução de implantação deste empreendimento o menor impacto possível à Rua Índio Carneiro Magalhães com os usuários da via, bem como o comércio local.
Esta tecnologia é definida por furo direcional HDD (Horizontal Directional Drilling), que consiste na técnica de uma perfuração subterrânea não destrutiva que permite a instalação de tubulações e cabos sem a necessidade de escavações extensivas. É usada para atravessar obstáculos como estradas, rios e áreas urbanas densas.
A construção deste empreendimento promoverá a incorporação aos ativos da autarquia uma rede coletora tronco, setor Centro Sul, de diâmetro Ø 450mm nominal interligando ao sistema SES Bacia Sul conduzindo o esgoto gerado por esta região para a Elevatória São Clemente II e, por conseguinte, à Estação de Tratamento de Esgoto ETE Sul.
O projeto atenderá a área de influência localizada mais a sudeste da sede do município. Os bairros que serão contemplados serão: São Camilo, De Carli, Ginásio, Vila Rica, Limão, Pôr do Sol, parte do Centro (Praça São João Batista; baixada da Rodoviária e mediações do Banco Santander), que impactará positivamente em um número estimado em 13.800 habitantes.
O diretor do Saae, Amadeu Wetler, falou do avanço do esgotamento sanitário para a região. “É com grande satisfação que damos início a mais uma etapa importante do nosso plano de modernização do sistema de esgotamento sanitário do município. A interligação do Coletor Sul, aqui na região da Praça da Paz, está sendo realizada com tecnologia de ponta, por meio do método não destrutivo, o que representa um avanço significativo tanto em termos de eficiência quanto de respeito ao espaço urbano e à população”.
Do Contrato
O valor do investimento para a construção deste empreendimento é de aproximadamente R$ 1 milhão , contemplando o fornecimento de materiais e serviços. Tendo a ordem de serviço já assinada as obras iniciarão em julho com previsão de conclusão no segundo semestre de 2025.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental