Novo contrato de paisagismo é assinado na manhã desta quinta-feira (05)

Áreas públicas com mais verde e uma cidade sustentável, é o objetivo do contrato de implantação e manutenção de paisagismo assinado na manhã desta quinta-feira (05) pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam). A ordem de serviço, assinada no Trevo da Central de Ambulâncias, um dos principais acessos ao município, foi marcada simbolicamente com o plantio de mudas.
A nova política de paisagismo implantado na cidade prevê a revitalização e manutenção de praças, rotatórias, canteiros e demais áreas públicas, promovendo mais beleza, bem-estar e qualidade de vida para os moradores e visitantes.
“Quando falamos em paisagismo, estamos falando muito além da estética. Com a assinatura desse contrato, damos um passo concreto na direção de transformar nossos espaços urbanos em ambientes mais agradáveis, funcionais e sustentáveis. Uma ação planejada, com critérios técnicos e sensibilidade ambiental, para revitalizar áreas públicas da nossa cidade. E o maior benefício disso tudo é ver Aracruz se tornar um lugar mais bonito, acolhedor e saudável para quem vive aqui”, destacou o secretário da pasta, Aladim Cerqueira.
Espécies como pingo-de-ouro, periquito-roxo, clorofito, entre outras, farão parte da composição paisagística dos espaços públicos. Além do valor estético, essas espécies contribuem para o equilíbrio térmico, ajudam a reduzir a temperatura ambiente, aumentam a umidade do ar, melhoram a qualidade do ar e ainda atuam na diminuição da poluição sonora.
“Reafirmamos o compromisso da nossa gestão com uma cidade mais humana e mais bonita. Cuidar dos espaços públicos também é cuidar da nossa população, uma vez que essa ação vai além de beleza, ela promove bem-estar, segurança, qualidade de vida e valorização dos nossos bairros. É assim que construímos uma Aracruz melhor: com planejamento, cuidando da nossa gente e, acima de tudo, respeito ao meio ambiente”, pontuou o prefeito Dr. Coutinho.
Paisagismo em áreas públicas
O paisagismo urbano é uma ferramenta essencial para a construção de cidades mais sustentáveis e habitáveis. Áreas públicas bem cuidadas promovem convívio social, lazer, saúde mental e valorização urbana, além de oferecerem conforto térmico e protegerem contra problemas como alagamentos e poluição.
“O paisagismo urbano tem impacto direto na saúde, bem-estar e no meio ambiente. Ambientes arborizados e com vegetação bem cuidada reduzem as chamadas ‘ilhas de calor’ e aumentam a permeabilidade do solo, contribuindo para a prevenção de alagamentos. São ações que garantem mais qualidade de vida e promovem o equilíbrio ecológico dentro dos centros urbanos”, ressaltou Fabrício Rosa, gerente de Arborização da Semam.
Com essa iniciativa, Aracruz reafirma seu compromisso com uma cidade mais verde, saudável e preparada para o futuro, onde o cuidado com o meio ambiente caminha lado a lado com o bem-estar da população.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental