Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro

Maio, tradicionalmente, é o mês em que o mundo se mobiliza para refletir sobre esses números alarmantes e buscar soluções para um trânsito mais seguro. Este ano, o tema da campanha é “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”, que reforça a importância das escolhas responsáveis e da atitude consciente de todos os cidadãos nas ruas e estradas. A cada ano, milhões de pessoas perdem suas vidas ou ficam gravemente feridas nas vias.
O Movimento Maio Amarelo surgiu com o propósito de sensibilizar a população sobre a gravidade do problema dos acidentes de trânsito. Seu principal objetivo é promover uma ação integrada entre o poder público e a sociedade civil, destacando a importância da segurança viária. A ideia é mobilizar todos os setores da sociedade, incluindo órgãos governamentais, empresas, associações de classe, federações e a sociedade civil organizada, para que o tema ganhe a atenção e o envolvimento necessário.
A Secretaria de Mobilidade Urbana está programando uma série de ações para conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito, como campanhas educativas, palestras nas escolas e nas ruas, operações de fiscalização de cunho educativo, dentre outros.
Para o secretário da pasta, coronel Ferrari, esse é um mês de reflexão, mas também de um início de tomada de ações. “O Maio Amarelo sempre é um mês muito reflexivo. Sabemos que, por trás das estatísticas, estão as famílias que enfrentam a dor de uma perda, ou as sequelas de um acidente que poderia ter sido evitado. O trânsito é, sem dúvida, um dos maiores desafios que temos, e não há como negar que há muito a ser feito. Com a municipalização do trânsito, Aracruz deu um passo muito importante para que haja investimento ações de melhorias, em campanhas educativas e em fiscalização, mas também na conscientização do cidadão. A segurança viária é uma responsabilidade compartilhada. O Maio Amarelo é a oportunidade perfeita para reforçar essa mensagem e chamar a atenção para o impacto de cada escolha que fazemos ao dirigir”.
Cada cidadão tem um papel fundamental nessa transformação. No Maio Amarelo, mais do que nunca, é importante lembrar que o respeito no trânsito salva vidas. Algumas atitudes simples, como não usar o celular ao volante, sempre usar o cinto de segurança, respeitar os limites de velocidade e ser paciente no trânsito, podem fazer toda a diferença.
"Cada vida perdida no trânsito é uma dor que atinge não só a família, mas toda a nossa comunidade. Como gestor, tenho a missão de trabalhar para que nossa cidade seja mais segura para todos, seja motorista, pedestre, ciclista, criança e idoso. O Maio Amarelo é um momento para nos unirmos e refletirmos sobre como podemos melhorar. Mas, acima de tudo, é um convite para que cada um de nós se coloque no lugar do outro, para que possamos, de fato, construir um ambiente mais humano, mais cuidadoso. A mobilização não deve ser apenas no mês de maio, mas sim uma constante em nossas ações diárias. Juntos, podemos transformar essa realidade e salvar vidas”, comentou o prefeito Dr. Coutinho.
Dados
O Ministério da Saúde disponibilizou a base de dados consolidada do Sistema de Informações de Mortes (SIM) referente a 2023, que analisa os óbitos no trânsito no Brasil, com foco na evolução desse cenário entre 2022 e 2023. Em 2023, o Brasil registrou 34.881 mortes no trânsito, o que representou um aumento de 987 óbitos em relação ao ano anterior, uma variação de 2,91%.
No Espírito Santo, entre 2022 e 2023, observou-se um aumento de 2,07% no número de acidentes de trânsito. Embora a porcentagem possa parecer modesta, o crescimento de 822 para 839 acidentes é significativo e acende um alerta. Em um contexto onde o objetivo é reduzir os acidentes e melhorar a segurança viária, qualquer aumento, por menor que seja, é uma preocupação, pois pode indicar que as medidas de prevenção não estão sendo totalmente eficazes.
Reflexão de todos
Como você, enquanto cidadão, pode contribuir para um trânsito mais seguro? Ao refletirmos, juntos, podemos transformar a nossa cidade em um lugar onde a vida é respeitada acima de tudo. O respeito no trânsito é um reflexo do respeito à vida.
Neste mês, convidamos cada cidadão a se engajar nessa causa, seja participando das ações que estão sendo realizadas, seja refletindo sobre seu comportamento no trânsito. Porque, no fim das contas, a vida vale mais do que qualquer destino apressado ou qualquer desejo de ultrapassar limites.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Executivo Municipal aguarda aprovação do novo projeto de Lei da Gestão Democrática do Ensino Público Municipal de Aracruz
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”