Gestão eficiente e justa dos resíduos sólidos: pesquisas e levantamentos de dados continuam para elaboração do Plano de Saneamento Básico em Aracruz

Desde o dia 15 de janeiro a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Fundação Técnica do Espírito Santo (FEST), Laboratório de Gestão e Saneamento Ambiental (Lagesa) e IFES estão desenvolvendo uma gestão mais eficiente e justa dos resíduos sólidos, objetivando a elaboração do Plano de Saneamento Básico no município. As ações estão ocorrendo, inicialmente, na sede de Aracruz, e, posteriormente, nos distritos e na orla.
Os alunos de Química Industrial do IFES estão fazendo visitas em lojas e comércios coletando dados necessários para o andamento da pesquisa que objetiva caracterizar a geração diária de resíduos, além de avaliar as despesas atuais, buscando um melhor caminho para diminuir o custo a todos. Estão sendo avaliados setores de comércio, escritórios, serviços de acomodação, lazer, diversão, dentre outros.
Na manhã desta quarta-feira (8), os alunos estiveram no Supermercado Oriundi para dar continuidade aos trabalhos e verificaram que são gerados, aproximadamente, de nove a dez toneladas de resíduos a cada mês. Já na parte da tarde eles estarão no Edifício Ravena. A pesquisa de estratégia de revisão de geração de resíduos sólidos provenientes de estabelecimentos comerciais está sendo realizada por meio de um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), que vem com um questionário técnico a ser preenchido por cada parte envolvida.
Dificuldades para o levantamento de dados
De acordo com a equipe, está havendo muita dificuldade para fazer o levantamento de dados, principalmente em escritórios, que não atendem a chamada. “Na maioria das vezes, quando se tratam de escritórios fechados, quando tocamos a campainha e nos identificamos, eles não retornam, e isso tem nos atrapalhado, pois não conseguimos ter acesso aos dados que precisamos para completar nossa pesquisa”, destacou um dos alunos.
Vale ressaltar que no dia 12 de janeiro deste ano foi realizada uma reunião na prefeitura de Aracruz que buscou apoio junto à AMEAR e CDL para a selecionar 400 empreendimentos comerciais que caracterizam a geração diária de resíduos, além de avaliação de conhecimento sobre as despesas com o manejo. Para isso estão sendo verificados a produção diária e média de resíduos e suas composições, consumo médio de água e luz, além das destinações usuais de cada setor.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais