Gestão democrática: votação para escolha de diretores e vices acontece nas unidades escolares

Os profissionais da Educação, pais, responsáveis e estudantes poderão participar da Consulta Pública para a escolha dos diretores escolares que acontece nesta quinta-feira (15), até às 17h30, em quase todas as escolas municipais. Não participam deste processo as escolas de tempo integral CMEBTI Esther Nascimento dos Santos, em Santa Rosa, e Emefti “Profª Maria Luiza Devens” (Caic), e as escolas indígenas que possuem processos seletivos diferenciados e o CmeiNova Colatina, em Jacupemba, por falta de candidatos inscritos.
São candidatos alguns diretores que já atuam e outros professores que gostariam de ser gestores. A publicação oficial do resultado será nesta sexta-feira (16), nas unidades escolares participantes e a nova gestão será de 2023 a 2025.
A votação foi organizada e regulamentada pela Comissão Central e todo o processo de votação é coordenado pela Comissão de Ensino formada por representantes de cada escola onde ocorre a votação. O objetivo é garantir a participação dos segmentos da comunidade escolar nos processos decisórios, propiciar autonomia às escolas da Rede Municipal de Ensino na gestão administrativa, financeira e pedagógica, respeitadas às políticas educacionais vigentes.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Luiza Silvina Jardim Rebuzzi” os estudantes do 6º ao 9º ano estavam bem animados com a votação. “Esse é um momento muito importante para nós. É algo inédito e também especial, pois estamos participando de uma escolha que vai afetar a vida de todos nós, estudantes. Gostei de ter votado, valeu a experiência”, disse a estudante Paloma de Paula Ferreira, do 9º ano. A candidata nessa Escola é a diretora Débora Amorim Gomes Barbosa, que está à frente da escola há 16 anos, e a vice é Geisa Cuzzuol Pimentel Natale.
Kateline Serri Rodrigues, que atua na escola, disse que “o processo democrático vem também de forma a preparar os nossos estudantes para o futuro. É uma ação muito importante para toda a escola, pois vai impactar nos trabalhos a serem desenvolvidos nos próximos anos. Os estudantes, pais e responsáveis estão animados e participando”.
Para a Aline Lopes Azeredo Lauvs, mãe de uma estudante do grupo IV do Centro Municipal de Ensino Infantil (Cmei) Epifânio Pontin, participar desse ato é muito especial. “Esse é um momento muito especial para toda família dos estudantes, afinal, estamos escolhendo o gestor que irá olhar para os nossos filhos, lutar por melhorias e ajudar no crescimento da escola”, comentou.
“Ter toda comunidade escolar participando desse momento é algo muito especial, afinal, são os novos gestores ou aqueles que continuarão no cargo que nos ajudarão a dar novos rumos para que a educação de Aracruz continue crescendo e aprimorando sua qualidade. A gestão democrática também é um dos compromissos que temos com toda a comunidade para que juntos alcancemos melhores resultados de aprendizagem. Também acreditamos que esse processo democrático de escolha dos diretores é uma das formas de envolver toda comunidade escolar no processo de desenvolvimento da educação de nosso município. Nossa alegria aumenta por ser essa, mais uma meta do Plano Municipal de Educação que estamos cumprindo.”, disse a secretária de Educação, Jenilza Spinassé.
Quem pode votar?
Estudantes a partir de 12 anos, pais ou responsáveis pelos estudantes menores de 12 anos. Também participam do processo servidores que atuam na Escola e os membros do Conselho Escolar.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- PDM: divulgada as datas dos fóruns que acontecem na próxima semana
- Curso “Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Equidade - Água, Esgotamento Sanitário e Infraestrutura nas escolas em áreas rurais” é lançado em videoconferência
- Final de semana de aprendizado e diversão para os aracruzenses
- Capacitação sobre LGPD fortalece práticas de transparência e ética na gestão pública
- Estudantes atletas se destacam pela dedicação e comprometimento na 26ª Edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema)
- Residencial Barra do Riacho: imóveis do programa habitacional não podem ser vendidos, trocados, alugados ou emprestados
- Dia das Crianças será comemorado em grande estilo na Praça da Paz no dia 12 de outubro
- Campanha “Não dê dinheiro, dê cidadania” reforça compromisso com a dignidade humana e o enfrentamento à mendicância
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 18ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Educação divulga novo cronograma da segunda edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização