Estudantes da Rede Municipal de Ensino são contemplados com acesso à arte cinematográfica e à cultura

Publicado em: 23 de setembro de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Estudantes da Rede Municipal de Ensino são contemplados com acesso à arte cinematográfica e à cultura

A Prefeitura de Aracruz, por meio das Secretarias de Educação (Semed) e de Turismo e Cultura (Semtur), em parceria com o Ministério da Cultura e a empresa Imetame, finalizou nesta segunda-feira (22), o projeto “Histórias que contam histórias”. O Cine Carreta Imetame atendeu aproximadamente 1920 estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Álvaro de Souza, Ermelinda Giacomim Farina, Zenília Varzem Ribeiro, Professora Bárula Neves dos Santos, Samoel Costa, Arandu Retexakã (Emefi) e dos Centros Municipais de Ensino Infantil (Cmeis) Amália Coutinho, Mãe Aurélia e Marília Rezende Scarton Coutinho.

O projeto objetivou democratizar o acesso à arte cinematográfica e à cultura, proporcionando exibições gratuitas e levando filmes tanto às crianças e adolescentes da rede quanto aos familiares e comunidade em geral. “Por mais que esta ação não tenha ocorrido dentro das escolas, e sim nas comunidades, posso afirmar que para nossos estudantes esta foi uma oportunidade única de oferecer educação e diversão, pois conseguimos ampliar suas experiências culturais”, disse a técnica pedagógica da Semed, Lucimara Vitória Machado Loureiro.

Durante dez dias, o Cine Carreta Imetame também promoveu a inclusão, o que garantiu o acesso à arte e à cultura a diferentes públicos, especialmente aqueles que não têm acesso regular a cinemas, o que proporcionou uma experiência cultural e ampliou os horizontes e o conhecimento dos espectadores. “Conseguimos contribuir para a disseminação do cinema, tanto nacional quanto de outras origens, o que enriqueceu o universo cultural dos participantes”, afirmou o produtor cultural do projeto Cine Carreta Imetame, Thiago Igo Rodrigues da Silva.

Ainda de acordo com Thiago Igo Rodrigues da Silva, essa ação do cinema foi muito especial. “Conseguimos dar a essas crianças e adolescentes das escolas da rede uma chance de viverem uma experiência diferente, que muitos ainda não tiveram. Mais do que lazer, este foi um momento de cultura, convivência e inspiração que eles vão levar pra sempre”, completou.

Compartilhe essa notícia: