Estudantes da EMEF Ezequiel Fraga Rocha sagraram-se campeões da segunda etapa do Circuito Municipal Escolar de Xadrez
Aconteceu neste sábado (20), na Praça de Alimentação do shopping Oriundi, a segunda etapa do Circuito Municipal Escolar de Xadrez. O evento contou com a participação de 156 estudantes de diversas escolas particulares e públicas de Aracruz. E mais uma vez, alunos da Rede Municipal de Ensino se consagraram, mantendo Aracruz como referência nesta prática esportiva.
Sob a chancela do professor Alessandro Camporez, que já desenvolve esse trabalho no ensino fundamental em Aracruz e região há 24 anos, os alunos Eliasafe Selegrine e Anna Moreira Preisigkeda da EMEF Ezequiel Fraga Rocha, Bela Vista, fizeram bonito e sagraram-se campeões na segunda etapa, categoria sub 12. Ao todo serão oito etapas, sendo que para as disputas da terceira, a data, local e horário ainda estão sendo definidos.
“O xadrez é de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos participantes. Por isso, precisamos oferecer alternativas para um melhor desenvolvimento humano, e por consequência, darmos oportunidades iguais para todos. A EMEF Ezequiel Fraga Rocha oferece aulas de Xadrez no contraturno, sendo que atualmente estamos com cerca de 80 estudantes participando do projeto Mentes que Brilham”, destacou o professor Alessandro Camporez.
“É com muito orgulho que eu vejo mais essa conquista de estudantes da nossa rede. Se somos referência no estado, não é à toa. Por isso, continuaremos a investir nesse projeto, pois os resultados estão aí. Parabéns ao professor Alessandro Camporez pelo seu trabalho e dedicação de tantos anos com esses meninos”, disse a secretária da Semed, Jenilza Spinassé.
Referência
O município de Aracruz é referência em Xadrez. Alunos já conquistaram medalhas nos Jogos Escolares do Espírito Santo (Joema) e com participações na Olimpíada Nacional. A Prefeitura, por meio das secretarias de Educação (Semed) sempre investiu nessa prática pedagógica, tanto com os próprios alunos, quanto com os professores.
Já foram realizadas, inclusive, formações de xadrez com os professores das escolas municipais que utilizam os conhecimentos adquiridos para aprimorar a prática do ensino de suas disciplinas. Essa formação conta com uma didática voltada para principiantes, apresentando os componentes do jogo como as peças, suas distribuições e o tabuleiro.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Nossocrédito fortalece o empreendedorismo e injeta cerca de R$ 1,8 milhão na economia de Aracruz em 2025
- Verão Aracruz: dicas de cuidados com a saúde durante a temporada mais quente do ano
- Saúde divulga o Edital Nº 001/2025 do Processo Seletivo Interno
- Secretaria de Meio Ambiente divulga período de andada do caranguejo-uçá em 2026
- Governo Municipal e Caixa Econômica Federal assinam contrato de estruturação do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- ‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026