Escolas da Rede Municipal de Ensino iniciam atividades de estudos sobre Educação Financeira
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), deu início à implantação do projeto Educação Financeira para os estudantes do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino em 2024. A ação é coordenada pela Técnica Pedagógica da Semed, Penha Casotti Flores, e objetiva levar aos estudantes, por meio de um jogo denominado “Piquenique”, ofertado pelo Instituto Brasil Solidário, a reflexão sobre decisões de consumo e finanças pessoais.
Três Escolas já iniciaram esse trabalho com o jogo Piquenique, como as Emef´s Luiza Silvina Jardim Rebuzzi, Irajá e Zilca Nunes Vieira Bermudes. A Professora Clausenir Barbosa Nascimento, do Luiza Silvina, explica que as atividades funcionam de forma lúdica. “Para a abertura desse trabalho na escola onde leciono ocorreu um momento de descobertas com os alunos. Para isso, mostramos a origem do dinheiro, as formas de comércio e as rotas comerciais utilizadas na antiguidade, assim como o sistema monetário e as formas de pagamentos na atualidade”, explica.
Ainda de acordo com Clausenir, a educação financeira também estimula nas crianças o consumo consciente. “Elas aprendem a poupar, investir e analisar a diferença entre preço e valor. Isso tudo permite que elas possam sonhar em ter uma vida financeira muito mais saudável. Tudo isso com a aplicação e a exploração do Jogo Piquenique”, disse.
O projeto Educação Financeira faz parte do currículo escolar, e tem como base o protagonismo dos alunos em economia, finanças, investimentos e empreendedorismo. Os professores Hércules e Luciano, das escolas Zilca Nunes Vieira Bermudes e Irajá também garantiram que esta experiência com o jogo está sendo muito satisfatória e prazerosa.
A Técnica Pedagógica da Semed, Penha Casotti informou que essas atividades continuarão durante todo o ano letivo, sendo levadas também a outras escolas da rede municipal. “A educação financeira permite que a criança aprenda desde cedo a ter habilidades para cuidar do dinheiro, o que é fundamental para ela que, na sua fase adulta, tenha uma vida financeira equilibrada e saudável”, completou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Nossocrédito fortalece o empreendedorismo e injeta cerca de R$ 1,8 milhão na economia de Aracruz em 2025
- Verão Aracruz: dicas de cuidados com a saúde durante a temporada mais quente do ano
- Saúde divulga o Edital Nº 001/2025 do Processo Seletivo Interno
- Secretaria de Meio Ambiente divulga período de andada do caranguejo-uçá em 2026
- Governo Municipal e Caixa Econômica Federal assinam contrato de estruturação do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- ‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026