Ensino Fundamental I - Secretaria de Educação realiza o 1° Encontro Formativo de Professores do 1° ao 3° anos

Publicado em: 10 de abril de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Comunicação
Ensino Fundamental I - Secretaria de Educação realiza o 1° Encontro Formativo de Professores do 1° ao 3° anos

A Secretaria de Educação (Semed) realizou de segunda (7) a quarta-feira (9), no Auditório do Polo UAB, localizado no Centro, o 1° Encontro Formativo de Professores do 1° ao 3° anos do Ensino Fundamental I. O evento, que teve como temática “Do Pensamento à Ação: Reflexão, Planejamento, e Prática a partir do Material Didático Complementar (MDC) do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), foi organizado pelo Comitê Municipal de Alfabetização e contou com a participação de aproximadamente 150 professores da Rede Municipal de Ensino.

A formação, que é de caráter contínuo, teve como objetivo propor um diálogo sobre a importância do planejamento, assim como apresentar e ressignificar o material do PAES com sugestões de adaptações, adequando-o à realidade do município. O encontro contou com a participação da psicóloga da rede Fabiana Feliciano de Assis Paterline, que proporcionou um momento importante de reflexão sobre a autoestima do professor, ressaltando a importância de cuidar de si para cuidar do outro, lembrando que esse outro é o amor da vida de alguém.

Refletindo sobre o tema no grupo, a professora Theonila Ribeiro Sepulcro destacou que nos dias atuais, se sentir empoderada é poder ajudar e compartilhar os saberes. “O aprendizado precisa ser dividido. Precisamos ter empatia e ajudar. Isso nos traz confiança e uma relação harmoniosa com os nossos pares”, destacou.

A secretária de Educação Jenilza Spinassé, na companhia da subsecretária Regina  Ramos, compareceu nos três dias, deixando sempre uma mensagem de apoio e de empoderamento aos grupos do magistério. “Queria dizer a vocês o que podemos fazer com o que temos. Sonhar é importante, porque se não sonharmos, ficamos presos naquilo que não nos faz bem. A forma com que cada um encara o dia a dia é o que faz a diferença. Todos nós temos nossos desafios, por isso é importante refletirmos, pois é este espaço em que estamos que nos fortalece, e conseguimos entender o que cada um tem feito e tem dado certo. Desta forma, no final, juntamos nossos esforços e chegamos a um know how, com o Selo Ouro em alfabetização, por exemplo, porque cada um de vocês acreditou e ainda acredita que é possível fazer diferente”, destacou.

Durante os três dias, o encontro ressaltou a importância do planejamento sistematizado que considera os documentos norteadores, e o perfil de cada turma/estudante como base para essa ação. “Conhecer a realidade em que se atua é essencial para garantir que as habilidades necessárias para a alfabetização sejam consolidadas”, disse Eugênia Furrieri Curto Pignaton, professora do 2º ano da Rede. Ela ainda relatou que após 35 anos de magistério, continua apaixonada pela sua profissão e reafirma o quanto é importante conhecer os estudantes e cultivar uma relação de afetividade e cuidado, compartilhando os saberes com nossos pares.

Um outro tema debatido foi a relevância de se oportunizar aos alfabetizadores a adaptação e ampliação do material Paes, tendo em vista a interdisciplinaridade, adequando-o de acordo com a realidade. A intenção do Comitê Municipal de Alfabetização ao realizar essa formação foi proporcionar um encontro que levasse em consideração as emoções dos professores, contribuindo em sua prática em sala de aula, reforçando assim, a sua importância na missão de ensinar.

Segundo Michelle Gadioli Costa Roldi, pedagoga da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral (Emefti) Honório de Jesus, que esteve presente  na formação, foi muito bom estar ali. “Senti o quanto é somatório participar desse momento. O Comitê teve um capricho enorme em trazer uma proposta onde o Paes possa ser utilizado de forma lúdica e prazerosa, para que o aprendizado dos estudantes aconteça com excelência. E as meninas estão sempre ali, ponderando, ajudando e contribuindo para o crescimento profissional dos nossos professores”, completou.

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