Educação dá início às formaturas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em 2025

Publicado em: 01 de julho de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Comunicação
Educação dá início às formaturas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em 2025

A Secretaria de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracruz deu início na noite desta segunda-feira (30) às formaturas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em 2025. Na ocasião, a primeira turma contemplada foi a Emefi Ybyrapytanga, da aldeia Pau-brasil, com 15 alunos do 5º ano certificados. Participaram da cerimônia a subsecretária da Semed, Regina Ramos Azeredo, a Coordenadora do Proerd, Giucirlene De Bortoli, o cacique da aldeia, Valdeir de Almeida Silva , a diretora da escola, Marília Amâncio Rocha Cordeiro, e dos cabos da PM, Martin Westphal Kelbert e Jenifer Vieira.

O representante da comunidade indígena e cacique da aldeia de Pau-brasil, Valdeir de Almeida Silva, abriu as falas das autoridades agradecendo a oportunidade ofertada pela Polícia Militar e Semed, destacando ainda a importância do programa aos estudantes. “Esta formatura é um privilégio para nossa escola, pois ensinou e mostrou aos alunos os perigos que podem acontecer com o consumo das drogas. Por isso, esse projeto tem uma importância grande para nossa aldeia e fico feliz em ver a participação de todos. Muito obrigado”, agradeceu.

Em seguida, a diretora Marília Amâncio Rocha Cordeiro lembrou que sua escola já havia recebido as ações do programa, o que ajudou muito na conscientização. “Não é a primeira vez que somos contemplados com esse projeto em nossa escola. Percebo que os estudantes envolvidos ficam felizes com as aulas, pois toda semana eles me perguntam se a polícia virá à escola. É uma ação muito eficiente, ainda mais com toda a violência em volta nos dias de hoje, seja ela física, sexual e ocasionada pelo consumo das drogas. Percebo que com a presença da polícia aqui, as crianças conseguem perceber e ficam cientes dos perigos. Por isso a informação é importante, pois ela conscientiza sobre o que é certo e errado”, destacou.

Esta foi a primeira formatura da Cabo PM Jenifer Vieira como instrutora. Ela externou sua alegria junto às crianças. “Estou muito feliz de estar aqui hoje e só tenho a agradecer a esta escola por nos receber de braços abertos e sempre nos apoiando. Também queria agradecer aos familiares que compareceram e dizer que esta noite é muito especial para mim, pois é minha primeira formatura do Proerd, a primeira de muitas que virão. Somente nesta semana serão quatro, e eu vou levar cada aluno daqui no meu coração. Tenho muito carinho por essa turma que faz parte da minha história, e é muito emocionante chegar nessa etapa, que é a entrega dos certificados. Tenho certeza que vocês levarão os ensinamentos para toda vida”, ressaltou.

Finalizando as falas das autoridades, a subsecretária da Semed, Regina Ramos Azeredo, lembrou que já acompanha as ações do Proerd há muito tempo, reconhecendo seus resultados. “Posso afirmar que conheço muito o compromisso e responsabilidade desse programa. Na verdade, a partir do momento que cada aluno, a escola e os familiares acompanham e fazem parte, é formada uma comunidade de apoio, pois quem conhece, defende e luta por uma situação melhor. Aos estudantes que estão aqui hoje, tenho certeza que continuarão com os ensinos, pois quando colocamos a aprendizagem na prática, os resultados aparecem”, completou.

Em seguida foi a vez da leitura das redações destaques e da leitura do juramento do Proerd. As crianças ainda puderam interagir com a mascote Leão Daren, dançando e cantando a música do programa.

Confira abaixo a programação das próximas formaturas
Terça-feira (01/07) às 19h - Emef coqueiral e CEPC – Igreja Palavra da Fé,
Quarta-feira (02/07) às 19h - Emef Prof. Bárula Neves dos Santos – Igreja Batista,
Quinta-feira (03/07) às 19h - Emef Zenilia Varzem Ribeiro – Barra do Riacho,
Quinta-feira (10/07) às 18h30 – Emef´s Paulo Freire, José Marcos Rampinelli, Zilca Nunes Vieira Bermudes e Colégio Pibara – Igreja Pibara, Centro.

 
 

Compartilhe essa notícia:

Galeria: