De olho nos quintais

Com a chegada das estações mais quentes e chuvosas, a presença de caramujos pode aumentar, especialmente em áreas urbanas, embora sejam parte do equilíbrio natural, alguns tipos de caramujos podem representar riscos à saúde e ao meio ambiente, como é o caso do caramujo-africano.
O Centro de Controle Zoonoses e Vigilância ambiental em saúde vem realizando ações na captação desses animais onde são recolhidos, mortos e incinerados. As atividades dessas coletas são realizadas nos locais prioritários em relação à infestação e ao risco à população. Outras regiões do nosso município também estão sendo monitoradas e mapeadas para a realização da mesma ação.
A bióloga Lívia Selvatici, enfatiza que o “CCZ realiza o trabalho em vias públicas garantindo a proteção da população e de orientação do manejo ambiental, mas, a manutenção de terrenos, lotes e quintais é de responsabilidade do proprietário ou responsável”. Caso encontre caramujos em grande quantidade e tenha dúvidas sobre o manejo procure o serviço de vigilância sanitária do município ou ligue 3270-7480.
Vejamos algumas prevenções e cuidados:
- Use luvas descartáveis ou sacos plásticos para coletar os caramujos. Após a coleta, destrua-os de forma segura, esmagando-o fazendo com que sua concha seja destruída.
- Evite acúmulo de lixo, folhas e entulho, que podem servir de abrigo para os caramujos. Mantenha o quintal limpo e a grama aparada.
Vamos ter responsabilidade em proteger a saúde pública e o equilíbrio ambiental.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- PDM: divulgada as datas dos fóruns que acontecem na próxima semana
- Curso “Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Equidade - Água, Esgotamento Sanitário e Infraestrutura nas escolas em áreas rurais” é lançado em videoconferência
- Final de semana de aprendizado e diversão para os aracruzenses
- Capacitação sobre LGPD fortalece práticas de transparência e ética na gestão pública
- Estudantes atletas se destacam pela dedicação e comprometimento na 26ª Edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema)
- Residencial Barra do Riacho: imóveis do programa habitacional não podem ser vendidos, trocados, alugados ou emprestados
- Dia das Crianças será comemorado em grande estilo na Praça da Paz no dia 12 de outubro
- Campanha “Não dê dinheiro, dê cidadania” reforça compromisso com a dignidade humana e o enfrentamento à mendicância
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 18ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Educação divulga novo cronograma da segunda edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização