Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade

A mobilidade é um fator-chave para a qualidade de vida da população, e a nova Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semurb) nasce com o compromisso de repensar o trânsito, integrar modais e promover deslocamentos mais seguros, eficientes e sustentáveis.
Aracruz presencia um momento histórico como jamais havia pensado em seu crescimento. O avanço urbano, a chegada de novos empreendimentos, o aumento populacional, grande circulação de veículos, aumento de deslocamentos diários e a intensificação das atividades econômicas demonstram uma ascensão acelerada, que transforma o cenário local e projeta a cidade para um novo patamar de desenvolvimento.
Diante disso, o município não pode crescer desordenadamente. A infraestrutura e o desenvolvimento urbano precisam ser acompanhados de perto por ações planejadas e estratégicas que garantam fluidez no trânsito, acessibilidade para todos os cidadãos e transporte público de qualidade. É nesse contexto que se torna essencial uma reestruturação logística, com foco em soluções modernas e sustentáveis.
A Semurb já está ativa e vem trabalhando em suas primeiras ações, como o mapeamento técnico das áreas críticas e corredores prioritário sobre o trânsito; revitalização da sinalização das vias de pedestres e revisão do sistema semafórico; diálogo com a sociedade civil, setor privado e órgãos parceiros e o plano estratégico para mobilidade a curto, médio e longo prazo.
A secretaria possui vários eixos para serem trabalhados dentro de Aracruz: o planejamento viário, gestão e monitoramento do trânsito, transporte público, mobilidade, educação e conscientização. Isso é garantir que cada cidadão tenha acesso a uma cidade mais organizada, segura e humana. Com planejamento, participação social e uso inteligente da tecnologia, teremos uma cidade mais conectada e acessível.
O secretário da pasta, Coronel Ferrari, falou que a cidade vai ser o futuro em mobilidade urbana. “A mobilidade urbana não é um desafio isolado, é parte fundamental da qualidade de vida, da competitividade econômica e do desenvolvimento sustentável da cidade. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana vai preparar a cidade para o futuro em que as pessoas circulam com segurança, respeito e dignidade”.
O prefeito Dr. Coutinho, disse que a população faz parte dessa construção estratégica para Aracruz. “A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana foi criada com a missão de garantir mais fluidez, segurança e acessibilidade para os Aracruzenses. Esta é uma construção coletiva, que contará com a participação da população por meio de canais de comunicação direta. Estamos aqui para o bem comum, tudo foi repensado para avançar e está avançando”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental