Compromisso com a Alfabetização: Aracruz marca presença em mais uma formação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) participou nesta quinta-feira (25), em Vitória, de mais uma formação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) com foco no Compromisso com a Alfabetização. O encontro foi promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), no âmbito do regime de colaboração do Paes, e reuniu os Técnicos Formadores Municipais de diversas cidades capixabas.
Durante todo o dia os profissionais participaram de momentos de estudo, reflexão e troca de experiências sobre práticas pedagógicas que assegurem a alfabetização na idade certa. Para a coordenadora do setor de Formação da Semed, Viviane Reis, a iniciativa é fundamental para fortalecer as ações no município. “Este momento reafirma a importância de estarmos alinhados ao regime de colaboração, garantindo que nossas crianças tenham acesso a uma alfabetização de qualidade e na idade certa. É um compromisso que assumimos como prioridade em Aracruz”, disse.
A reunião desta quinta-feira (25) englobou os 3º e 4º encontros presenciais trabalhando tópicos como: estratégias pedagógicas potencializadoras: práticas inovadoras e metodologias ativas que favorecem o processo de alfabetização; mecanismos para o desenvolvimento da fluência leitora: atividades de leitura orientada, monitoramento do ritmo e compreensão leitora e planejamento e acompanhamento da aprendizagem com uso de instrumentos avaliativos e análise de indicadores para identificar avanços e desafios.
“Foi um dia de muito aprendizado. Também tivemos intervenções pedagógicas qualificadas, com propostas de apoio aos estudantes que apresentam dificuldades, garantindo inclusão e equidade, assim como a valorização da formação docente, com fortalecimento do papel dos técnicos formadores como multiplicadores de conhecimento junto aos professores da rede. Posso afirmar que essa integração e parceria entre Estado e municípios vem fortalecendo o regime de colaboração para assegurar a alfabetização de todas as crianças na idade certa”, completou Viviane.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Oficina debate como o novo PAR pode fortalecer o regime de colaboração
- Especialista em neurociências, tecnologia educacional e psicanálise da criança e do adolescente palestra a professores, pedagogos e diretores da Rede Municipal de Ensino
- Aracruz abre Carnaval 2026 com shows, marchinhas e atrações para toda a família no litoral
- 9ª Chamada Edital 002/2025 - SEMED
- Aracruz apresenta projetos do Planejamento Estratégico para os próximos dez anos
- Prêmio Mais Professores – Valorização: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus são reconhecidos nacionalmente pelo excelente desempenho no Ideb 2024
- Mobilidade Urbana inicia notificação de veículos abandonados nas vias públicas
- Escola de Sabores: reality show consagra a alimentação escolar em Aracruz
- Aracruz amplia opções de planejamento familiar e se prepara para oferecer implante contraceptivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS)
- Após 12 anos, MinC retoma Teia Nacional dos Pontos de Cultura em território indígena no Espírito Santo