Comissão do Plano Municipal elabora nota técnica sobre desafios na educação
A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (SEMED), realizou na última terça-feira (25), mais uma reunião ordinária da Comissão de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação (PME) - exercício 2023. No encontro foram elaboradas Notas Técnicas (NT), com o histórico, a análise técnica e conclusão da meta/estratégias do PME, além de esclarecimento sobre os desafios, entraves ao cumprimento do previsto ou de proposição fundamentada de alteração da meta e/ou estratégias.
Também foram discutidas articulações das instâncias responsáveis em Lei (nº 3.697/2015) pelo monitoramento e avaliação contínuo da execução e cumprimento das metas do PME 2015-2025, como a própria SEMED, o Fórum Municipal de Educação de Aracruz (FME), o Conselho Municipal de Educação de Aracruz (CMEA) e Comissão de Educação da Câmara Municipal de Aracruz.
O PME é um documento que define 20 metas educacionais para o município por um período de 10 anos. Ele tem como finalidade propor melhorias e ao mesmo tempo acompanhar mudanças substanciais no ensino do país e democratizar o conhecimento a todos, visando erradicar o analfabetismo, universalizar o atendimento escolar, melhorar a qualidade do ensino e a formação para o trabalho, elevar o nível de escolaridade da população, reduzir as desigualdades sociais e regionais, democratizar a gestão do ensino público, garantir o ensino fundamental obrigatório e ensino fundamental a todos que não o concluíram na idade própria, valorizando os profissionais da educação e desenvolverem sistemas de informação e avaliação em todos os níveis.
Graziela Fabris Sfalsin, membro da Comissão Especial de Suporte Técnico (CEST), falou da importância dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos. "Estamos conseguindo, apesar das dificuldades, evidenciar a aferição prevista em lei do Plano Municipal de Educação (PME), possibilitando uma visão panorâmica da educação em Aracruz, o que vem facilitando o planejamento de ações pedagógicas e financeiras, por meio dos Programas Nacionais e Estaduais de captação de recursos, o que ainda, nos auxilia na reformulação do PME para o próximo decênio", pontuou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde divulga o Edital Nº 001/2025 do Processo Seletivo Interno
- Secretaria de Meio Ambiente divulga período de andada do caranguejo-uçá em 2026
- Governo Municipal e Caixa Econômica Federal assinam contrato de estruturação do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- ‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias