Cerimônia marca a abertura da 23ª edição do Joema
Animação, criatividade, dedicação e espírito esportivo marcaram a abertura da 23ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema). O momento foi realizado na manhã desta segunda-feira (31), na Emef Placidino Passos e contou com a presença do prefeito Dr. Coutinho, dos secretários de Educação (Semed), Jenilza Spinassé, de Esporte, Lazer e Juventude (Semesp), Jonathan Romanha, e de Ações Estratégicas (Semae), Jeesala Coutinho, além dos vereadores Cecéu, Alexandre Manhães, Marcelo Nena, e dos atletas dos times que iniciaram a competição.
Realizado pela Semed em parceria com a Semesp, a competição ficou paralisada por dois anos devido a pandemia da Covid-19. Com a normalização dos casos, a disputa foi retomada e, neste ano, recebe mais de 1.200 alunos representando escolas municipais, estaduais, particulares e que disputarão o troféu em seis modalidades esportivas.
Durante sua fala, a secretária de Educação, Jenilza Spinassé desejou boas-vindas aos atletas. “Hoje damos início a 23ª edição desta competição que é tão importante para o município e que reúne alunos de todas as redes. Que esses dias sejam de muita qualidade, empenho e respeito aos adversários. Sejam todos bem-vindos ao primeiro dia do Joema”, disse.
Já o secretário da Semesp, Jonathan Romanha, falou quanto a importância do esporte. “Um momento de alegria e também de muita expectativa. Ficamos dois anos sem os jogos e hoje damos o pontapé inicial na retomada do Joema. O esporte é uma ferramenta importante, não só para a saúde, mas em alguns casos, para resgatar o cidadão. Parabéns aos atletas e bom jogos a todos”, completou.
Durante a abertura oficial dos jogos, alunos da escola Placidino Passos realizaram uma apresentação cultural que, por meio da dança, mostrou a importância da inclusão de alunos deficientes. Além disso, também foi feito o juramento dos jogos.
Em sua mensagem, o prefeito Dr. Coutinho falou da retomada dos jogos e declarou aberto a 23ª edição do Joema. “O esporte transforma vidas e em muitos jovens é a realização de um sonho. E sabemos que esse sonho pode começar em competições como essas, a partir do olhar e do incentivo de um professor. Com a retomada dos jogos, trabalhamos a cooperação, socialização e o respeito entre os estudantes de todas as redes de Aracruz. Não tenho dúvida que para eles, os próximos dias serão de muita emoção e disputa saudável. Declaro aberta a 23ª edição do Joema”, finalizou.
As competições de futsal, voleibol, basquetebol, handebol e atletismo acontecem de 31 de outubro a 7 de novembro. Já a de xadrez acontecerá no dia 10 de novembro.


Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde divulga o Edital Nº 001/2025 do Processo Seletivo Interno
- Secretaria de Meio Ambiente divulga período de andada do caranguejo-uçá em 2026
- Governo Municipal e Caixa Econômica Federal assinam contrato de estruturação do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- ‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias