Centro de Controle Zoonoses capacita agentes indígenas da saúde
Na última terça-feira (21) foi realizada a capacitação dos Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e dos Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN). O treinamento promovido pela Prefeitura de Aracruz, por meio do Centro de Controle Zoonoses e Vigilância Ambiental em Saúde teve o objetivo de preparar os agentes para monitorar, prevenir e combater a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A bióloga Lívia Selvatici explicou que a capacitação visou organizar, esclarecer e reforçar as ações essenciais no combate ao Aedes. “É importante destacar que o combate à dengue depende da colaboração entre diferentes setores e atores sociais. Todos os profissionais de saúde e cidadãos têm a responsabilidade de combater os focos de proliferação do mosquito e eliminar seus criadouros”.
Segundo a gerente de Vigilância em Saúde, Valquíria Scarpatti, para os agentes indígenas, a capacitação é mais do que uma ação de saúde. “Agora eles podem cuidar melhor do seu povo, respeitando a sua cultura e protegendo a terra. A capacitação reforça o compromisso da gestão municipal com a saúde pública, conscientizando sobre a importância das ações preventivas, fortalecendo o combate à doença e promovendo uma cidade mais saudável para todos”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Oficina debate como o novo PAR pode fortalecer o regime de colaboração
- Especialista em neurociências, tecnologia educacional e psicanálise da criança e do adolescente palestra a professores, pedagogos e diretores da Rede Municipal de Ensino
- Aracruz abre Carnaval 2026 com shows, marchinhas e atrações para toda a família no litoral
- 9ª Chamada Edital 002/2025 - SEMED
- Aracruz apresenta projetos do Planejamento Estratégico para os próximos dez anos
- Prêmio Mais Professores – Valorização: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus são reconhecidos nacionalmente pelo excelente desempenho no Ideb 2024
- Mobilidade Urbana inicia notificação de veículos abandonados nas vias públicas
- Escola de Sabores: reality show consagra a alimentação escolar em Aracruz
- Aracruz amplia opções de planejamento familiar e se prepara para oferecer implante contraceptivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS)
- Após 12 anos, MinC retoma Teia Nacional dos Pontos de Cultura em território indígena no Espírito Santo