Brucelose: Secretaria de Agricultura orienta produtores rurais a vacinar bezerras de 3 a 8 meses

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Semap), alerta os produtores rurais aracruzenses, que vacinem todas as bezerras bovinas e bubalinas, entre 3 e 8 meses de idade contra a brucelose. A vacinação é obrigatória e o produtor deve declarar a imunização do animal no Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) do município.
Provocada por bactérias do gênero Brucella, a brucelose atinge bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos, entre outros, e pode ser transmitida para humanos via contato com o animal infectado ou no consumo de produtos de origem animal não inspecionado, como carnes e leite, especialmente os lácteos não pasteurizados.
O veterinário e Coordenador de Desenvolvimento Pecuário da Semap, Gustavo Cabral, alerta que a vacinação é o meio mais eficaz de prevenir a doença. “É essencial que o produtor vacine suas bezerras, evitando prejuízos econômicos ao rebanho e protegendo também a saúde pública, já que a brucelose é uma zoonose. Manter o rebanho protegido é garantir a qualidade do produto final, a segurança do trabalhador rural e contribuir para um agronegócio mais sustentável e responsável”, destacou.
A vacinação
A vacinação somente pode ser feita por médico-veterinário cadastrado no Idaf ou vacinador sob responsabilidade do veterinário. A relação dos veterinários cadastrados no Espírito Santo está disponível CLICANDO AQUI.
Comprovação
Após a vacinação, é preciso comprovar a realização do procedimento ao Idaf, pelo Sistema de Integração Agropecuária (Siapec), no prazo de até três dias consecutivos. A não comprovação pode acarretar penalidades ao produtor e ao médico-veterinário responsável pela vacinação.
Penalidades
Os produtores que descumprirem a obrigatoriedade de vacinação estão sujeitos às penalidades previstas na Lei Estadual Nº 5.736, podendo receber multa, ficar impedidos de emitir GTA para o trânsito de seus animais, devendo, ainda, vacinar as bezerras não vacinadas.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental