Assinada a Ordem de Serviço que dá início à obra de construção da ETE Sul

Momento de alegria para os moradores do bairro Segatto, que na tarde da última terça-feira (27), acompanharam a assinatura da Ordem de Serviço para o início das obras da Estação de Tratamento (ETE) Sul. Para sua construção foram investidos 26,7 milhões de reais, provenientes da contratação do Finisa, um financiamento à infraestrutura e ao saneamento voltado ao setor público.
A ETE será construída concomitante às obras de macrodrenagem do valão da Grande Bela Vista e vai tratar o esgoto dos bairros Limão, Centro, Vila Rica, Decarli, Sauaçu, Bela Vista, Segatto e Jequitibá, beneficiando 38 mil habitantes e assim, elevando de 33% para 84% do percentual de tratamento de esgoto de toda a cidade.
“Foram muitos anos esperando por essa obra. Estamos vivendo uma realidade que, por muitas vezes, não acreditamos que está acontecendo. A ETE vai trazer mais qualidade de vida e dignidade para os moradores dos bairros e também, proporcionar que nossos filhos cresçam em um ambiente seguro”, destacou a presidente da Associação de Moradores do bairro Segatto, Marcia Carla da Silva Santos.
De acordo com o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Aracruz (SAAE), Amadeu Wetler, a ETE está alinhada à Lei do Marco Regulatório. “Até 2033, todos os municípios brasileiros devem alcançar a universalização dos serviços de tratamento de esgoto, garantindo que 90% da população tenha acesso ao tratamento e coleta de esgoto. Com essa obra chegaremos a 84%, o que nos deixa muito próximos disso. Além disso, a estação vai trazer mais qualidade de vida às pessoas e também, a valorização dos espaços”, pontuou.
A secretária de Ações Estratégicas (Semae), Jeesala Coutinho destacou que a construção da ETE faz parte do pacote de obras anunciadas pela gestão e que o apoio da câmara municipal foi fundamental para que o recurso fosse aprovado. Já o secretário de Meio Ambiente (Semam), Aladim Cerqueira, falou da participação da Semam na construção que vai trazer mais qualidade ambiental para a cidade.
Moradora do bairro Segatto, a vereadora Adriana Guimarães comentou que está emocionada ao viver esse momento e que o investimento aprovado na câmara é mais que um repasse, é investir na saúde das pessoas. Já o vereador Marcelo Nena, que também mora no bairro, enfatizou que a aprovação do projeto vem de encontro a necessidade e a das obras no local e que só quem passou momentos difíceis com os alagamentos entende a importância da obra.
Dr. Coutinho ressaltou a importância da obra para a cidade e os moradores. “Pouca gente dá importância a obras como essa, mas a estação de tratamento vai proporcionar mais qualidade de vida e dignidade para os 38 mil moradores beneficiados. E é isso que mais vale diante de todo o investimento, o bem estar das pessoas. Foram 45 anos atuando como médico e cuidando das pessoas, agora enquanto prefeito não seria diferente”, disse.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2ª Retificação do Edital da Saúde: prazo de divulgação de resultado
- Prefeitura realiza vacinação no shopping Oriundi neste sábado (23)
- Aracruz marca presença no I Encontro da Rede de Intersetorialidade com a Educação: diálogos nacional e internacional
- Capina a vapor: Serviços Urbanos busca soluções modernas para aprimorar limpeza pública
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023 – MAGISTÉRIO: Prefeitura de Aracruz divulga a 8ª CHAMADA EXTRAORDINÁRIA EMERGENCIAL
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) participam da formação “Descomplicando o autismo: definição e manejo”
- Recadastramento Rural já começou: entenda como participar com segurança
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento dos meses de abril e maio
- Guaraná e Jacupemba: Prefeitura anuncia alteração experimental nas linhas 016 e 017
- Saúde publica Retificação do Edital de contratação de profissionais via Consórcio Polinorte