Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes

A Prefeitura de Aracruz, por meio das secretarias de Educação (Semed) e de Meio Ambiente (Semam), vem desenvolvendo junto a algumas escolas da Rede Municipal de Ensino, um projeto técnico pedagógico que está substituindo árvores cujas raízes estavam danificando a estrutura física de alguns prédios escolares.
A ação se iniciou nesta semana no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Sete Anões, no bairro Vila Nova. Na ocasião, o Setor de Manutenção da Semed, após verificar que algumas árvores do pátio interno estavam danificando o prédio escolar, solicitou à Semam a substituição das árvores. “Esta ideia surgiu por meio de um projeto desenvolvido pela diretora Dilza Célia Rui, com apoio da pedagoga Rosângela Ramos do Rosário Rocha, da gerente de Recursos Naturais da Semam Naiara Bitti e da coordenadora Fabíola Cardoso. Após fazerem a solicitação, a Semam cedeu o recursos naturais para o plantio de outra espécie”, explicou a gerente de Manutenção, Andréa Scopel.
De acordo com a direção da escola, toda essa ação foi pedagógica, pois, além de preservar os prédios, também ensina os alunos sobre a importância de se plantar uma árvore. “O plantio de uma árvore se chama felício. Ele é diferente e cheio de significado. Foi muito gratificante ver como nossas crianças participaram com alegria e curiosidade, aprendendo sobre a importância de cuidar. Nós também aproveitamos a oportunidade para conversarmos com eles sobre como as árvores fornecem sombra, frutos e ar puro, por exemplo”, destacou a pedagoga Rosângela Ramos do Rosário Rocha.
Cada criança também teve a oportunidade de ajudar, colocando a terra com as mãos e observando de perto a técnica de plantio. “Agora, vamos acompanhar seu crescimento, cuidar com amor e juntos aprender ainda mais com essa experiência tão especial”, enfatizou a diretora Dilza Célia Rui.
Nas próximas semanas as secretarias envolvidas darão continuidade do projeto nas escolas Centro Municipal de Educação Básica em Tempo Integral (CMEBTI), em Santa Rosa, Cmei Vovó Jandira, Barra do Riacho, Emef Marechal Costa e Silva, Vila Rica e na Emef José Marcos Rampinelli, Bela Vista.
“Estamos juntando o útil ao agradável, pois além de protegermos os prédios escolares que estavam tendo suas estruturas danificadas pela expansão das raízes, também estamos ensinando nossos estudantes sobre a importância e técnica do plantio das árvores, o que está sendo muito gratificantes”, disse a secretária Jenilza Spinassé.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental