Aracruz está entre 50 cidades do país a participar do Programa Cidades Modelos Verdes Resilientes

Aracruz foi selecionada pelo Ministério do Meio Ambiente para integrar o Programa Cidades Modelos Verdes Resilientes, uma iniciativa pioneira que visa fortalecer as cidades brasileiras na luta contra as mudanças climáticas. O programa busca apoiar 50 municípios, na fase inicial com a meta de identificar 100 ações de impacto, dois por município, que promovam a adaptação e mitigação das mudanças climáticas no contexto urbano.
O envolvimento de Aracruz no programa é uma oportunidade única para nossa cidade capacitar técnicos e a gestão municipal para promover ações de impacto climático, criar resiliência urbana e contribuir de forma significativa para as metas climáticas do Brasil e seus compromissos internacionais. O programa será conduzido em parceria com o Adapta Cidades, outra iniciativa do Ministério do Meio Ambiente que apoia as cidades brasileiras na criação de soluções inovadoras contra os impactos das mudanças climáticas.
Com foco na melhoria da qualidade de vida, o programa aborda temas essenciais como mobilidade urbana, uso do solo, moradia digna, proteção da biodiversidade e, principalmente, a inclusão das populações mais vulneráveis. A aposta nas Soluções Baseadas na Natureza será um dos pilares dessa transformação, com iniciativas voltadas para a criação de áreas verdes e a recuperação de espaços degradados.
“A participação de Aracruz em projetos ambientais de tamanha relevância reafirma o compromisso da cidade com o desenvolvimento sustentável. Este compromisso é refletido no Planejamento Estratégico da Prefeitura, desenvolvido pela Fundação Dom Cabral, que traz como um de seus eixos centrais a Sustentabilidade e Meio Ambiente, com objetivos alinhados aos princípios do Programa Cidades Modelos Verdes Resilientes”, comentou o secretário de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira.
O município já formalizou sua adesão ao Programa Cidades Resilientes, lançado recentemente pelo Governo do Estado do Espírito Santo. O programa visa apoiar os municípios na elaboração e implementação de Planos Municipais de Redução de Riscos e Adaptação às Mudanças Climáticas, com o suporte técnico e investimentos estratégicos do Fundo Cidades, que disponibiliza mais de R$ 1 bilhão até 2026.
Segundo o prefeito Dr. Coutinho, esse é um passo em direção a um futuro mais sustentável. “A nossa cidade reafirma seu compromisso com o futuro climático global ao aderir ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia. Junto a grandes cidades do mundo, Aracruz está cada vez mais comprometida em construir um futuro mais verde, justo e resiliente para todos os seus cidadãos. Estamos dando passos firmes e seguros rumo a um futuro mais sustentável, alinhando-se com as mais modernas práticas de gestão ambiental e destacando-se no cenário nacional e internacional”, finalizou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mais Saúde: Aracruz inicia serviço de Fisioterapia Domiciliar em parceria com Amigos da Justiça
- Moradores do Residencial Barra do Riacho devem comparecer à Caixa para assinatura de novos contratos
- 3º Simpósio Capixaba de Neurociências, Educação e Autismo promove intercâmbio de saberes entre profissionais da área
- Saúde: 7ª Convocação do Processo Seletivo n.º 001/2025.
- Tradicional festa das crianças reúne famílias e muita animação em Aracruz
- Aracruz realiza o 1º Dia de Campo do Café Conilon dos Povos Originários na Aldeia Córrego do Ouro
- Destaque na alimentação escolar: Aracruz é convidada a participar da 4ª Edição do Reality Show “Merendeiras do Brasil”
- Uma noite de louvor e celebração marcou o Dia do Católico na Praça da Paz
- II Encontro da Ação Saberes Indígenas na Escola discute produção dos materiais pedagógicos do território dos povos originários de Aracruz, a Educação Escolar e as Políticas de Resistência
- PDM: divulgada as datas dos fóruns que acontecem na próxima semana