Abril Laranja conscientiza para o combate à crueldade animal
Abril Laranja é o nome que se dá ao mês em que se busca a conscientização das pessoas sobre maus-tratos praticados contra os animais. Sabendo da importância do tema, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura de Aracruz, realiza nesse sábado (20), a partir das 8h, na Praça Monsenhor Guilherme Schimitz, um evento com várias ações de conscientização que contará com a adoção de animais, vacinação antirrábica, desfile pet, pipoca e algodão-doce para criançada e muito mais. A Lei nº 4461, de 12/05/22, que institui o Abril Laranja no município é de autoria da vereadora Adriana Guimarães.
O secretário da Semam, Aladim Cerqueira, afirma que o Abril Laranja deixa a mensagem de que a crueldade animal não pode ser tolerada em nenhuma hipótese. “Embora o combate à crueldade deva ser exercido todos os dias e meses do ano, o mês de abril serve para reforçar que, assim como a vida humana, a vida dos animais também deve ser preservada. Ou seja, qualquer ato de violência ou crueldade contra os animais não deve ser tolerado”, explica.
“Todos os seres vivos merecem ser tratados com compaixão e respeito, livre de qualquer forma de abuso e negligência. É nosso dever como sociedade coibir e denunciar casos de violência, ainda mais porque maltratar animais é crime. Vamos aproveitar este mês para conscientizar e inspirar a mudança. Vamos lutar por um mundo onde todos vivam livres da maldade e desfrutem de uma vida digna. Juntos somos mais fortes”, destacou o prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho.
No Brasil, os maus-tratos contra os animais é crime previsto em lei. A pena pode chegar a até cinco anos de prisão e pagamento de multa. Quem comete crueldade contra os animais pode ser preso em flagrante pela autoridade policial. Denunciar a crueldade é um ato de amor e cidadania.
Existem 5 conceitos que visam melhorar os padrões de bem-estar para animais:
- Estar livre de fome e sede;
- Estar livre de desconforto;
- Estar livre de dor, trauma e doenças;
- Ter liberdade para expressar os comportamentos naturais da espécie;
- Estar livre de medo e de estresse.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde divulga o Edital Nº 001/2025 do Processo Seletivo Interno
- Secretaria de Meio Ambiente divulga período de andada do caranguejo-uçá em 2026
- Governo Municipal e Caixa Econômica Federal assinam contrato de estruturação do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- ‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias