Fiscalização da Semam apreende 240 metros de redes de pesca ilegais no Piraqueaçu
A equipe da Gerência de Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - Semam realizou nesta quarta-feira (22) uma incursão no rio Piraqueaçu, onde apreendeu 240 metros de redes ilegais de pesca. O material estava sendo utilizado por cinco pescadores na região de Lameirão. A equipe estava acompanhada por policiais militares, que fizeram o auto de apreensão do equipamento.
As redes apreendidas tinham malha inferior a 7 centímetros, o que é ilegal de acordo com a legislação ambiental. "Redes desse tamanho apanham também filhotes, que ainda não chegaram a idade reprodutiva. Isso prejudica a perpetuação das espécies", explica o fiscal da Semam, Kleriston Wandekooken. O material foi trazido para a sede da secretaria onde ficará retido.
Além das redes impróprias, os fiscais também constataram que apenas um dos pescadores portava a carteira que autoriza a atividade pesqueira no rio Piraqueaçu. Depois da apreensão do material, os fiscais fizeram um trabalho de conscientização com os pescadores, alertando sobre a importância da pesca sustentável, até para garantir o futuro da atividade, e para a necessidade de que todos se legalizem.
O secretário de Meio Ambiente do município, Olímpio Vieira Neto, faz um alerta a todos os que insistem em trabalhar de forma ilegal: "A equipe de fiscalização trabalha constantemente, mas no mês de novembro começa a piracema no Piraqueaçu, que é o período da desova dos peixes e, portanto, as ações vão se intensificar. Quem for pego praticando qualquer ação ilegal ou sem a carteira de pescador, será punido com rigidez".
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tcardoso@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Nossa Praia Acessível: Prefeitura de Aracruz promove primeiro banho assistido em 2026
- Saúde alerta que adesão à vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório entre gestantes ainda é baixa
- Nova lei proíbe pesca com traineiras no litoral capixaba
- Saúde publica classificação provisória do Processo Seletivo Interno - Edital n.º 001/2025
- Programação de verão anima praias de Aracruz neste final de semana
- Prefeitura de Aracruz institui Programa de Fortalecimento da Gestão Pública
- Janeiro Branco: Saúde reforça cuidado com a saúde mental e amplia rede de acolhimento no município
- Desenvolvimento Urbano realiza reunião on-line da quarta etapa da revisão do PDM
- Meio Ambiente destaca avanços do novo decreto de licenciamento ambiental em Aracruz
- Educação inicia cadastro e recadastramento do Passe Escolar para 2026